Publicado em 28.06.2023
Xbox celebra o mês do Orgulho LGBTQIAP+ com novas iniciativas e perspectiva da comunidade 

No mês de junho celebramos o Orgulho LGBTQIAP+, um momento significativo para reconhecer e promover a visibilidade da comunidade.

No universo videogames, é uma oportunidade para avaliar a inclusão da comunidade e enfatizar medidas que possam ser adotadas para expandir a representatividade nos jogos. Com essa perspectiva, Xbox tem se empenhado em uma variedade de iniciativas, que incluem o desenvolvimento de novos jogos e parcerias com organizações não governamentais, com o intuito de ampliar a presença desse público diverso. 

Em 2020, o Xbox Games Studios trabalhou com a GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation) para lançar o jogo de aventura “Tell Me Why”, o primeiro a ter como um de seus protagonistas um homem transgênero. Além disso, neste ano, o estúdio anunciou uma nova parceria com a instituição para aumentar a representação LGBTQIAP+ nos jogos do Xbox. Outras iniciativas, como jogos com curadoria de comunidades LGBTQIAP+ disponíveis no Xbox Game Pass e novos recursos personalizados em games, também foram anunciadas este ano na campanha em homenagem ao mês do Orgulho

O criador de conteúdo, apresentador, jornalista e streamer de jogos Felipe Goldenboy, que faz parte da comunidade LGBTQIAP+, acredita que iniciativas que buscam promover a diversidade nos games são essenciais para que os jogadores se sintam representados. “É gratificante ver personagens LGBTQIAP+ sendo incluídos nos jogos, assim como testemunhar o destaque e a crescente presença de streamers e criadores de conteúdo nesse cenário. Essa representatividade têm o poder de inspirar e capacitar jovens jogadores que, ao verem modelos e exemplos de sucesso dentro da indústria dos games, podem se sentir encorajados a seguir seus próprios sonhos e aspirações.”, comenta. 

Felipe iniciou sua carreira nos games quando ainda atuava como jornalista e, após uma entrevista bem-sucedida com a streamer LGBTQIAP+ Samira Close, decidiu trabalhar na área. 

Para ele, promover a diversidade envolve medidas para dar voz às histórias das pessoas LGBTQIAP+ e tornar o ambiente dos jogos mais acolhedor e seguro para todos. “É crucial expandir a diversidade no mundo dos games, não apenas em termos de personagens jogáveis, mas também na representação de histórias, narrativas e perspectivas LGBTQIAP+, com personagens autênticos e desprovidos de estereótipos.”, afirma. 

Promover a diversidade e a inclusão faz parte da missão de Xbox de levar a alegria e o senso de comunidade dos jogos para todos. Para atingir esse objetivo, a empresa investe em medidas que visam criar uma comunidade acolhedora e segura para todos os jogadores e promover a diversidade e inclusão em todos os níveis.  

“Em Xbox buscamos promover um espaço seguro para todos e temos padrões de comunidade muito bem estabelecidos, que determinam quais comportamentos são aceitáveis e como podemos contribuir positivamente para nossa comunidade global. Reconhecemos, também, que a representatividade nos jogos deve ser resultado de um esforço contínuo. Por isso, estamos sempre promovendo parcerias com comunidades sub-representadas, que nos ajudam a construir um ambiente mais diverso.”, finaliza Alessandra Koster, gerente sênior da categoria de Hardware e Games do Xbox no Brasil.  

Xbox Game Pass e PC Game Pass 

E por fim, mas sempre importante, temos o Game Pass. Com planos para PC ou Console, por R$29,99/mês, ambas opções recebem títulos exclusivos de Xbox já no lançamento, além de incluir descontos e ofertas. A diferença é que a versão de PC inclui o EA Play, a plataforma da Electronic Arts com jogos e conteúdos exclusivos da empresa. 

Por R$ 44,99 por mês, o usuário tem acesso ao pacote completo de assinatura da marca, que conta com os mesmos aspectos da versão de computador e ainda inclui o Xbox Cloud Gaming, e a Live Gold, que oferece jogos gratuitos por mês e permite acesso aos jogos online.  

Este combo de benefícios pode ser aproveitado tanto nos Xbox Series X|S, Xbox One e no PC. 

Post arquivado em Games