No dia 05 de fevereiro foi realizada a 65ª edição anual do Grammy Awards, a premiação nomeou os grandes nomes da indústria musical.
Os Artistas, bandas, músicas, álbuns, videoclipes, entre outros, que tiveram melhor excelência nas produções do ano de 2022, foram homenageados e premiados nesta cerimônia.
A atriz e produtora Viola Davis foi uma das premiadas da noite na categoria “Melhor Audiobook, Narração e Gravação de História” com sua biografia “Em Busca de Mim”. Contando com mais esse prêmio, ela se tornou uma EGOT, trata-se de um grupo seleto de artistas que tem pelo menos uma estatueta do Emmy, Grammy, Oscar e Tony (as principais premiações da TV, música, cinema e teatro norte-americano).
Com a atriz entrando para a lista, soma-se um total de dezoito artistas que alcançaram o status de EGOT. São eles: os atores John Gielgud, Whoopi Goldberg, Helen Hayes, Audrey Hepburn, Rita Moreno, Jennifer Hudson e Viola Davis. Os compositores Marvin Hamlisch, Richard Rodgers, Elton John, Jonathan Tunick e Alan Menken e os diretores Mel Brooks e Mike Nichols e Scott Rudin.
“Finding Me” ou “Em Busca de Mim” em português, é uma autobiografia escrita pela atriz durante a pandemia, onde conta os relatos de infância até o estrelato. “Escrevi este livro para aqueles que se sentem excluídos, que estão em busca de uma forma de entender e superar um passado complicado e encontrar auto aceitação no lugar da vergonha. Escrevi para quem precisa se lembrar de que a vida só vale a pena ser vivida se a encararmos com honestidade radical e coragem de abandonar as máscaras e apenas ser…você“, publicou Davis sobre o livro.
Davis ganhou dois prêmios Tony ao longo de sua carreira, o primeiro foi no ano de 2001 por seu papel coadjuvante na peça “Rei Hedley 2º” e o segundo em 2010 como Melhor Atriz Principal no Teatro, por seu papel na remontagem da peça da Broadway “Fences”.
Em 2015, ela se tornou a primeira artista negra a ganhar o Emmy de melhor atriz em um drama por seu papel na série “How To Get Away With Murder”. No ano seguinte ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme “Um Limite Entre Nós”, adaptação da peça “Fences” onde atuou no mesmo papel da peça que ganhou o Tony.
Viola Davis é a quarta artista negra na lista dos EGOT, depois de Whoopi Goldberg, John Legend e Jennifer Hudson.
Por: Jenifer Vital