Publicado em 17.08.2023
Taylor Swift pode passar a ter a turnê de maior arrecadação na história

A turnê “Eras” de Taylor Swift, que define uma era, está voando como uma corrente de jato, muito acima da cena musical – por bilhões de dólares.

A turnê poderia arrecadar $2,2 bilhões apenas em vendas de ingressos na América do Norte, de acordo com dados de uma pesquisa de agosto da empresa de pesquisa QuestionPro, fornecidos exclusivamente à CNN. Esse total sem precedentes representa as vendas primárias de ingressos para os shows nos EUA que Swift acabou de concluir em Los Angeles, além de uma segunda etapa norte-americana que acontecerá no próximo ano.

Os totais estimados são o exemplo mais recente da incrível demanda por entretenimento e experiências que ajudaram a impulsionar a economia e, mais especificamente, são uma impressionante demonstração do poder de estrela de Swift e de sua influência nas economias locais dos EUA.

O preço médio dos ingressos de pré-venda e primeira venda foi de $455,78, e Swift tem um total de 68 shows na América do Norte. A pesquisa não levou em consideração se os entrevistados compraram um ingresso ou vários ingressos.

A média de público por show foi de 72.459, considerando as áreas fechadas e os assentos no chão, de acordo com os dados da QuestionPro.

Isso chega a $2,2 bilhões – e isso faria de “Eras” a turnê de maior arrecadação de todos os tempos. A turnê “Farewell Yellow Brick Road” de Elton John era detentora do recorde anterior, arrecadando mais de $887 milhões de 2018 a 2023, de acordo com Larry Miller, diretor do programa de negócios musicais da Universidade de Nova York Steinhardt.

“Estamos falando de uma artista pop global que enfrenta uma demanda virtualmente infinita por esses ingressos“, disse Miller sobre Swift.

“Eras” se tornou um dos maiores eventos sociais do ano, com os espectadores gastando milhares de dólares em ingressos, trajes, transporte e acomodações de viagem. Os espectadores que participaram de uma pesquisa da QuestionPro com 862 pessoas que disseram ter comparecido a pelo menos um show de “Eras” disseram que gastaram em média $291,62 em roupas, $214,80 em mercadorias e $131,48 em alimentos e bebidas.

“Um fenômeno econômico” “A turnê ‘Eras’ de Taylor Swift está reescrevendo o livro de regras da economia do entretenimento”, disse Chris Leyden, diretor de marketing de crescimento da SeatGeek. “Ela não é apenas uma artista – ela é um fenômeno econômico.

O preço médio de revenda de um ingresso de “Eras” era de $1.607, disse a SeatGeek à CNN. Isso representa um aumento de 741% em relação à sua turnê “Reputation” em 2018, durante a qual o preço médio de revenda do ingresso era de $191.

Um representante de Swift não respondeu aos pedidos de comentário da CNN.

Swift encerrou seu último show de “Eras” nos EUA este ano em Los Angeles em agosto – mas não sem adicionar datas de turnê internacionais, outra perna norte-americana da turnê, anunciando regravações de seus álbuns “1989” e “Speak Now” e lançando o último álbum. Ela inicia a perna latino-americana de sua turnê ainda neste mês.

Até agora, o impacto econômico da turnê de sucesso de Swift tem sido abrangente.

Este mês, os motoristas dos caminhões da turnê receberam cheques de $100.000 cada, o que o chefe de uma empresa de caminhões chamou de “mudança de vida”.

Bancos de alimentos em todo o país nas comunidades onde ela se apresentou disseram que receberam doações generosas de Swift, permitindo que os armazéns reabasteçam seus estoques. Uma rede de bancos de alimentos no Arizona disse que a doação de Swift permitiu enviar vários caminhões de carga com 18.143 kg de produtos frescos para os bancos de alimentos membros.

A doação de Taylor Swift certamente ajudou em um momento em que estamos vendo a necessidade aumentar e aumentar”, disse Terri Shoemaker, porta-voz da Arizona Food Bank Network, à CNN.

Os varejistas também tiveram um impulso dos espectadores que procuram roupas que combinem com o tema das “eras” de Swift. As lojas estão comercializando trajes que apresentam de tudo, desde vestidos leves e botas metálicas até vestidos longos românticos e ousados em vermelho para os fãs que compram looks para os shows.

Swift até ganhou uma menção no Livro Bege do Federal Reserve, uma coleção de respostas de pesquisas de empresas em todo o país. De acordo com um negócio, “Maio foi o mês mais forte em receita de hotéis em Filadélfia desde o início da pandemia, em grande parte devido a um influxo de convidados para os shows de Taylor Swift na cidade”, escreveram os oficiais do Fed.

Swift deu início à aguardada “Eras” – sua primeira turnê desde sua turnê no estádio “Reputation” em 2018 – em março. O show apresenta uma lista de músicas expansiva e aproximadamente três horas de duração que abrange 14 anos de sua carreira.

O colapso da Ticketmaster

Foi um inferno para os Swifties que buscaram ingressos, embora tenha trazido o paraíso para aqueles que conseguiram garantir. A grande demanda tumultuou o site da Ticketmaster em novembro passado, quando os ingressos de pré-venda foram disponibilizados pela primeira vez, deixando alguns fãs verificados excluídos mesmo com códigos de acesso. Isso levou alguns Swifties a processar a Ticketmaster e legisladores a interrogar um alto executivo da empresa controladora Live Nation Entertainment durante uma audiência de três horas.

A Ticketmaster não respondeu aos pedidos de comentário da CNN.

Os fãs que não conseguiram garantir ingressos não foram desencorajados a se dirigir aos estacionamentos dos locais dos concertos para ouvir de lá, de acordo com a plataforma de análise de dados Placer.ai.

Durante as três noites da parada da turnê em Nashville, Tennessee, cerca de 33% do público total do Nissan Stadium durante os concertos ficou do lado de fora do local nos estacionamentos para fazer um “tailgate”. Grupos também se reuniram em paradas em Filadélfia e Arlington, Texas.

“Nunca vimos nada parecido com isso”, disse Ethan Chernofsky, vice-presidente sênior de marketing da Placer.ai, observando que o fenômeno lembra os fãs fanáticos por esportes fazendo tailgate fora dos estádios. “Isso simplesmente não é comportamento de concerto.”

A turnê de Swift está programada para terminar no final de 2024, desde que ela não estenda a turnê novamente. Miller diz que, embora seja difícil imaginar outro artista musical superando o recorde de “Eras”, não é impossível ver Swift superando-o ela mesma.

“Quando se trata de Taylor, aprendi a nunca dizer nunca”, disse ele.

Traduzido de CNN.

Post arquivado em Notícias