Publicado em 15.08.2022
Panda Bear & Sonic Boom lançam álbum colaborativo

Panda Bear (Noah Lennox) e Sonic Boom (Peter Kember) lançam seu álbum colaborativo Reset via Domino (CD e vinil em 18 de novembro).

Nascidos da exploração de dois amigos de longa data dos sons de doo-wop e rock and roll dos anos 50 e 60, os nove hinos de Reset fornecem um antídoto para processar os problemas atuais e um estímulo para continuar. Juntamente com o lançamento do álbum, eles compartilham o novo vídeo para “Danger”, com sample de Everly Brothers, com Lennox e Kember e dirigido por Fernanda Pereira.


Reset já está disponivel em CD e LP aqui. Uma contribuição de $1 de cada CD e LP vendido vai para Earthisland.org. A missão sem fins lucrativos do Earth Island Institute é conservar, preservar e restaurar o meio ambiente. Uma edição limitada de 500 LPs rosa translúcidos está disponível exclusivamente no Bandcamp com uma doação de US$ 10 para apoiar a MAPS, uma organização de pesquisa sem fins lucrativos com a missão de desenvolver terapias psicodélicas em tratamentos médicos para alcançar a saúde mental em massa. Um vinil amarelo de edição limitada está disponível para pré-venda no Domino Mart.

Há seis anos, Sonic Boom trocou a sua casa em Inglaterra por Portugal, pelo menos em parte, para estar mais perto de Panda. A dupla improvável se conheceu no MySpace quase uma década antes, quando o Panda Bear agradeceu à antiga banda de Sonic Boom, Spacemen 3, nas notas do encarte de seu clássico solo, Person Pitch, levando Sonic Boom a enviar uma mensagem com gratidão. Eles forjaram uma parceria duradoura, com Sonic Boom mixando e coproduzindo uma série de lançamentos do Panda Bear desde o Tomboy de 2011; eles trabalharam especialmente de perto em Panda Bear Meets the Grim Reaper de 2015.

A ideia de Sonic Boom para Reset era bastante simples: após levar seus discos para Portugal, ele os colocou em um toca-discos em um espaço novo, renovando seu fascínio por velhos favoritos que não ouvia há anos. Houve o grande cantor de rock antigo Eddie Cochran, por exemplo, ou os impressionantes The Everly Brothers. Algo novo o atingiu também – a forma como as introduções ornamentadas de muitos desses padrões pareciam em grande parte como cortinas de palco, atraentes por si só, mesmo que tivessem muito pouco a ver com os sucessos que seguiram. Sonic Boom começou a criar loops a partir desses preâmbulos, torcendo e dobrando as partes. Panda Bear sabia o que tocar e cantar instantaneamente e os transformou nas músicas que ouvimos.

Reset surgiu pouco depois do início dos lockdowns, então a chance de trabalhar juntos nessas músicas ofereceu a comunhão em meio ao isolamento, além de um lugar para canalizar o blues do presente e sublimá-lo em outra coisa para uso futuro. Reset percorre 40 minutos em luz estranha, florescendo de um momento particularmente escuro. Essa é talvez a principal promessa do álbum – lidar com as dificuldades não raras da realidade e oferecer algum caminho para o outro lado. Se fazer Reset forneceu remédios temporários para Panda Bear e Sonic Boom, agora é permanentemente para o resto de nós, um lembrete de que às vezes tocar e cantar junto com velhos favoritos com amigos pode ser suficiente para fazer o mundo se sentir um pouco melhor.

Post arquivado em Notícias