Octavio mergulha em composição sobre cura e amor
O cantor e compositor mineiro, Octávio Cardozzo, está pronto para encantar o público mais uma vez com seu novo. O single, intitulado “Saúde”, parceria com Pedro Altério, celebra a importância do amor e sua capacidade transformadora. Além disso, marca o início de um projeto ainda maior: o álbum intitulado “Qualquer Amor”, que está por vir.
A música “Saúde” tem uma história peculiar. Octavio conta que nunca teve animais de estimação, mas durante a pandemia, a gata da sua vizinha começou a visitar o quintal do artista e, aos poucos, acabou se acomodando em sua casa, até dormir com ele.
Essa presença inesperada deu a ele uma sensação de saúde, “e eu, que sofri muito tempo de transtorno do pânico, ainda apreensivo de como ficaria minha saúde durante a pandemia, entendi a presença da gata como uma forma de saúde naquele momento, junto com o Chico, o segundo gatinho (este eu adotei mesmo)”, conta. Além disso, Octavio menciona uma frase do livro “Grande Sertão: Veredas”, que diz: “Qualquer amor já é um pouquinho de saúde”. A partir dessas experiências, a música ganhou vida, abordando a cura por meio do amor desses seres que entraram na vida do cantor. A música é compartilhada com José Luis Braga, da banda Graveola, que também contribuiu com suas vivências durante a pandemia.
Octavio Cardozzo ao unir forças com Pedro Altério nessa colaboração musical revela que sempre foi fã, desde a época do 5 a Seco, mas a aproximação entre os dois se deu a partir do evento Tranquilo – que tem curadoria de Octávio, quando Pedro estava em Belo Horizonte e participou do show no local.
A mensagem que os artistas desejam transmitir com o single é que não importa o tipo de amor, sua forma, de quem seja, nem mesmo a quantidade, a presença de qualquer amor já é suficiente para iniciar um processo de cura. Com uma escolha estratégica, “Saúde” foi selecionada como a faixa de abertura do novo álbum de Octavio Cardozzo, pois resume perfeitamente a essência e o tema central do disco. Através de suas melodias e letras envolventes, o álbum explora os diversos amores vividos, não vividos ou quase vividos durante o período desafiador da pandemia. Essa música em particular, que também dá nome ao álbum, tornou-se o ponto de partida para a criação do projeto, incorporando a ideia de que qualquer forma de amor pode trazer cura e significado em tempos difíceis.
Sobre o artista
Octavio Cardozzo já realizou quatro turnês internacionais, levando seu show para países como Portugal, França, Itália, Espanha, Chile e Argentina. Suas apresentações em locais renomados, como a Casa da Música e o Theatro Circo, e sua participação no Festival Músicas do Mundo, demonstram sua habilidade em cativar o público ao redor do mundo.
Sua parceria artística com Marina Sena resultou na canção “Seu olhar”, presente em seu segundo álbum de 2020, e que também foi gravada por Marina em seu disco de estreia, em 2021.
Prestes a lançar seu novo álbum, o artista aposta firmemente em sua carreira nacional. Octavio explica que sempre teve confiança em seu trabalho no cenário nacional, mas sente que agora sua música está mais madura, com as melhores composições que já fez até o momento. Além disso, ele destaca a afinação cada vez maior com seus parceiros musicais. Anteriormente, investia menos em sua imagem, mantendo-se como um artista mais discreto, produtores e empresários conheciam suas músicas, mas nem sempre associavam seu nome à sua pessoa. Agora, ele está construindo uma identidade visual mais forte, estampando seu rosto na capa do álbum e produzindo clipes onde sua imagem é protagonista.
A decisão de expandir sua carreira nacional também se reflete na escolha de fazer uma turnê. Embora tenha realizado várias turnês internacionais devido à demanda do mercado, Octavio recusou todos os convites deste ano para se concentrar em circular em diversos locais no Brasil. Seu objetivo é que mais pessoas o conheçam como músico e reconheçam sua contribuição em várias músicas famosas, mesmo que não saibam que ele é o autor por trás delas.