Izzy Gordon, Vera Figueiredo e Funmilayo Afrobeat Orquestra estão entre os destaques da programação que acontece, ao ar livre, no próximo dia 30/04, das 9 às 21h, no Jardim Boa Vista, em São Paulo
Cria do icônico Jazz na Kombi, o Favela Jazz Festival chega em sua 6ª edição em formato especial, com line up protagonizado pela mulherada, trazendo ao foco a representatividade feminina na cena artística brasileira e, sobretudo, jazzística.
FAVELA JAZZ FESTIVAL – ESPECIAL MULHERES
Dia: 30 de abril
Horário: 9 às 21h
Local: Rua André Dias, altura do número 255 – Jardim Boa Vista, São Paulo – SP
Entrada GRATUITA
Classificação Livre
Levando musicistas de referência no Brasil para quebrada, a agenda acontece no próximo dia 30 de abril, ao ar livre, no já tradicional ponto de encontro localizado na Rua André Dias, no Jardim Boa Vista, em São Paulo. Completamente gratuito, o evento começa a partir das 9h e segue até às 21h.
O projeto, de proposta ousada e inovadora, busca popularizar o jazz e resgatar as suas raízes urbanas, nas ruas. A ideia é, afinal, acabar com a aura elitista do gênero, promovendo apreciação e ampliação de repertório musical com a realização dos shows em território periférico, produção de conteúdos audiovisuais, oficina e roda de conversa.
PROGRAMAÇÃO DETALHADA
9h – 11h | Oficina Influências do Jazz
11h30 – 12h30 | Ladybird Quarteto part. Lilian Estela
11h – 16h | Jogos do Mundo
11h – 18h | Feirinha
13h – 13h40 | Cortejo de Maracatu Baque do Boa
13h40 – 14h40 | Izzy Gordon Quarteto
15h – 16h20 | Roda de Conversa com integrantes das bandas do festival
16h40 – 17h40 | Vera Figueiredo Trio
18h – 19h | Sintia Piccin Sexteto
19h40 – 20h40 | Funmilayo Afrobeat Orquestra
Desta vez, a agenda traz Izzy Gordon, Vera Figueiredo, Sintia Piccin Sexteto, Ladybird Quarteto, Lilian Estela e Funmilayo Afrobeat Orquestra entre os destaques. Também estão previstos na ação, o Maracatu Baque do Boa, Caravana Lúdica de Jogos do Mundo, Feira de Economia Criativa e mais.
“Uma iniciativa que tem como objetivo valorizar a diversidade e dar maior visibilidade à produção feminina no jazz é mais do que necessária. É urgente e essencial! Vale dizer, também, que esse é um trabalho de criação, articulação e invenção que exige muita presença, mente atenta, dedicação de tempo e energia. Fazer tudo isso sendo mulher, mãe, é muito difícil. É uma teimosia. Mas ver outras mulheres realizando o trabalho e dando essa força pra gente, para seguirmos, conseguirmos avançar, apesar das inúmeras demandas da vida, lutando contra e vencendo o patriarcado, é muito potente. A nossa mente é mesmo coletiva. As dificuldades que surgem por ser uma realização com muitas mulheres são várias. Diversas redes são necessárias para uma mãe poder pintar, poder produzir e poder subir no palco, por exemplo”, destaca Caru Laet, mulher que pilota o Jazz na Kombi e assina a curadoria e direção do Favela Jazz Festival.
Na produção e equipe técnica que realizam o festival, a mesma teimosia: todo o time é formado por mulheres e pessoas LGBTQIA+.
“Abrimos a oportunidade para que diversas profissionais atuem no projeto. No momento histórico que estamos vivendo, se faz ainda mais importante trazer ao centro a periferia do sistema. Com a visibilidade e consagração que o Jazz na Kombi já obteve nestes nove anos de atuação, trazemos à esfera pública essas parceiras, com suas produções e trabalhos impecáveis”, finaliza.
O Jazz na Kombi é um projeto que surgiu em 2014 com o objetivo de circular pela cidade de São Paulo realizando eventos e festivais de jazz em locais públicos, gratuitamente. De forma independente e colaborativa, o projeto dissemina o conceito de que a produção cultural se faz coletivamente e de que a cultura se ergue pelo povo, nas vivências e ações dos artistas, dos produtores e do público e ressignifica as relações urbanas na megalópole, fomentando a interação positiva entre pessoas dos mais variados contextos.
O Favela Jazz Festival – Especial Mulheres foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural, ProAC 2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Para saber mais, acesse: www.jazznakombi.com.br.