Publicado em 21.03.2023
MIS realiza mostra gratuita de cinema em homenagem ao cineasta Quentin Tarantino

O diretor, produtor e roteirista completa 60 anos de idade em 27 de março;  

Filmes serão exibidos entre 28 de março e 02 de abril – sucessos e clássicos como “Pulp Fiction”, “Era Uma Vez em…Hollywood”, “Cães de Aluguel” e “Bastardos Inglórios” estão na programação 

O Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza uma mostra gratuita de cinema em homenagem a Quentin Tarantino. De 28 de março a 02 de abril, será possível conferir os filmes integralmente dirigidos pelo cineasta estadunidense, que completa 60 anos de idade em 27 de março.  

Tarantino é um dos cineastas mais aclamados de Hollywood. Além de uma série de indicações ao prêmio Oscar, recebeu a estatueta na categoria roteiro original pelos filmes Pulp Fiction: tempo de violência (1995) e Bastardos Inglórios (2010). Suas produções são, em geral, carregadas de ironias, críticas e ação. “Kill Bill: volumes 1 e 2” são exemplos da marca registrada do diretor, produtor e roteirista. 

Na homenagem do MIS estão alguns dos principais filmes da carreira de Tarantino. Confira a programação: 

28/03 (TERÇA-FEIRA)

Cães de aluguel  
17h | Auditório MIS  
(dir. Quentin Tarantino, EUA, 1992, 99 min, 18 anos)   
Joe Cabot, um experiente criminoso, reúne seis bandidos para um roubo de diamantes. Durante o assalto, Mr. White desconfia que alguém do grupo é um policial disfarçado. Mas como descobrir o delator? 

Pulp Fiction: tempo de violência  
19h | Auditório MIS  
(dir. Quentin Tarantino, EUA, 1994, 154 min, 18 anos)  
Vincent Vega e Jules Winnfield são dois assassinos profissionais e que trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace, que é um poderoso gângster.  

29/03 (QUARTA-FEIRA) 

Grande Hotel  
17h | Auditório MIS  
(dir. Quentin Tarantino; Alexandre Rockwell; Allison Anders; Robert Rodriguez, EUA, 1995, 98 min, 16 anos)  
Na véspera de Ano-Novo, o tradicional hotel de Hollywood Mon Signor Hotel, que passa por uma crise, é palco de algumas histórias.  

Jackie Brown  
19h | Auditório MIS  
(dir. Quentin Tarantino, EUA, 1997, 154 min, 18 anos)  
Jackie é uma aeromoça por volta dos 40 anos que trabalha em uma companhia aérea de segunda linha e, para conseguir uma grana que ajude a complementar seu baixo salário, trabalha trazendo para o país dinheiro sujo de um traficante de armas, Ordell Robbie.  

30/03 (QUINTA-FEIRA) 

Kill Bill: volume 1  
17h | Auditório MIS  
(dir. Quentin Tarantino, EUA, 2003, 111 min, 18 anos)   
No dia de seu casamento, a Noiva, uma assassina profissional, é atacada por membros da facção que um dia fez parte. O chefe do grupo, Bill, atira em sua cabeça. Ao acordar, ela tem somente um desejo: vingança.  

Kill Bill: volume 2  
19h30 | Auditório MIS  
(dir. Quentin Tarantino, EUA, 2004, 137 min, 16 anos)  
Depois de riscar dois nomes de sua lista de vingança, a Noiva está de volta para dar continuidade a seu plano de vingança. Mas, o principal alvo da Noiva é Bill, seu antigo mestre, amante e mandante da execução.  

31/03 (SEXTA-FEIRA)  

Bastardos inglórios  
16h | Auditório MIS  
(dir. Quentin Tarantino, EUA; Alemanha, 2009, 153 min, 18 anos)   
Durante a Segunda Guerra Mundial, a jovem Shosanna vê sua família inteira ser assassinada pelo nazista Hans Landa. Ela consegue fugir e planeja vingança. Ainda na Europa, o tenente Aldo Raine organiza um grupo de soldados judeus para enfrentar os nazistas.  

Django livre  
19h | Auditório MIS  
(dir. Quentin Tarantino, EUA, 2012, 165 min, 16 anos)  
Django é um ex-escravizado que vive sob a tutela de um caçador de recompensas alemão e torna-se um mercenário perigoso.  

01/04 (SÁBADO)  

Cães de aluguel  
15h | Auditório LABMIS  
(dir. Quentin Tarantino, EUA, 1992, 99 min, 18 anos)  
Joe Cabot, um experiente criminoso, reúne seis bandidos para um roubo de diamantes. O experiente Mr. White desconfia que alguém do grupo é um policial disfarçado. Mas como descobrir o delator?  

16h | Auditório MIS  
Os oito odiados  
(dir. Quentin Tarantino, EUA, 2015, 168 min, 18 anos)   
Durante uma nevasca, o carrasco John Ruth está carregando uma perigosa prisioneira, e no caminho, eles aceitam transportar o caçador de recompensas Marquis Warren. A nevasca piora e eles decidem buscar abrigo no Armazém da Minnie, onde há quatro desconhecidos. Aos poucos os oitos hospedes descobrem os segredos uns dos outros. 

Jackie Brown  
17h | Auditório LABMIS  
(dir. Quentin Tarantino, EUA, 1997, 154 min, 16 anos)  
Jackie é uma aeromoça por volta dos 40 anos que trabalha em uma companhia aérea de segunda linha e, para conseguir uma grana que ajude a complementar seu baixo salário, trabalha trazendo para o país dinheiro sujo de um traficante de armas, Ordell Robbie.  

Era uma vez em… Hollywood  
19h | Auditório MIS  
(dir. Quentin Tarantino, EUA/China/Reino Unido/Irlanda do Norte, 2019, 161 min, 16 anos)  
Na Los Angeles de 1969, acompanhamos Rick Dalton, um ator de TV que, na companhia de seu dublê, está determinado a fazer o nome em Hollywood.  
02/04 (DOMINGO)  

À prova de morte  
16h | Auditório MIS  
(dir. Quentin Tarantino, EUA, 2007, 114 min, 18 anos)   
Ao cair da noite, Jungle Julia, a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os frequentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda atenção é inocente.  

Pulp Fiction: tempo de violência  
17h | Auditório LABMIS  
(dir. Quentin Tarantino, EUA, 1994, 154 min, 18 anos)  
Vincent Vega e Jules Winnfield são dois assassinos profissionais e que trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace, que é um poderoso gângster.  

18:30h | Auditório MIS  
Bastardos inglórios  
(dir. Quentin Tarantino, EUA; Alemanha, 2009, 153 min, 18 anos)   
Durante a Segunda Guerra Mundial, a jovem Shosanna vê sua família inteira ser assassinada pelo nazista Hans Landa. Ela consegue fugir e planeja vingança. Ainda na Europa, o tenente Aldo Raine organiza um grupo de soldados judeus para enfrentar os nazistas.  

Cinematographo especial 

Além da Retrospectiva Tarantino, o MIS homenageia o diretor com outra atração especial: o Cinematographo Kill Bill: volume 1 (EUA, 2003, 111 min, 18 anos). No dia 26, domingo, o célebre longa, protagonizado por Uma Thurman, ganha trilha sonora ao vivo executada pelas musicistas Marina Decourt, Suka Figueiredo e Beatriz Pacheco. Mais informações em: www.mis-sp.org.br

O Núcleo de Cinema do MIS tem como patrono o Goldman Sachs. A B3 e Lenovo são mantenedoras Ouro do MIS, que tem o apoio institucional da Kapitalo Investimentos na categoria Master, Vivo e Grupo Travelex Confidence na categoria Ouro e Vedacit, TozziniFreire Advogados e Siemens na categoria Prata. O MIS tem apoio de mídia da TV Cultura, JCDecaux, Folha de S.Paulo, Nova Brasil FM e Alpha FM e apoio operacional do Pestana Hotel Group e Telium. 

SERVIÇO 

Retrospectiva Tarantino  
Data: 28 de março a 02 de abril, diversos horários  
Locais: Auditório MIS(172 lugares) e Auditório LABMIS (64 lugares) 
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo 
Ingresso: gratuito, retirar uma hora antes de cada sessão na bilheteria do museu  
Classificação: de acordo com cada filme  

Post arquivado em Filmes, Notícias