Quadrado Vivo” é um canto pela preservação da cultura e natureza nos paraísos naturais, como Trancoso, que ano após ano sofre com a exploração desenfreada de suas maiores riquezas. A composição feita por Nizan Guanaes traz as vozes de Mariana Aydar e Elba Ramalho.
Um forró contagiante produzido por Duani, com a potência da sanfona de Cosme Viera e a leveza da flauta de Fábio Luna. Ritmo que representa tanto a cidade e que a cada dia fica mais difícil de ouvir pelas ruas do distrito, o Forró também é uma espécie em extinção.
Mariana, Elba e Nizan não estão juntos no projeto à toa, os três possuem uma forte ligação com o local e a comunidade, e entoam em “Quadrado Vivo” um chamado que une pessoas diversas com um objetivo em comum.
“Um dia o Nizan me ligou dizendo que tinha uma música que ele queria que eu cantasse, era um forró e me mostrou essa composição, eu me apaixonei de primeira, adoro ele compondo e muita gente não sabe esse lado talentoso dele. Uma música que carrega uma bandeira importante de se levantar, a preservação da natureza e da cultura local de Trancoso, terra que sou profundamente apaixonada e tenho acompanhado toda a transformação. Uma região que frequento desde 1995, onde me renovo, me reconecto, tenho amigos pra vida toda, coloco meu pé no chão”, explica Mariana Aydar.
A soma de Elba Ramalho foi inerente na canção, importante nome da música brasileira, nordestina e do forró, é também madrinha de Mariana e possui profunda conexão com a região.
“É uma relação de muita cumplicidade. Eu amo Trancoso e me sinto acolhida por Trancoso. São mais de 35 anos de integração com a comunidade, sou madrinha de muitas crianças, batizei muita gente lá na Igrejinha, me sinto parte da comunidade. Vi toda uma geração crescer, acompanhei as felicidades e tristezas de muitos nativos que são amigos queridos. Definitivamente, um caso de amor. Precisamos preservar e eternizar as coisas boas de Trancoso. Uma alegria participar do projeto”, celebra Elba.
A cantora ainda comenta sobre sua relação com Mariana: “Acima de tudo, a Mari é uma amiga querida. Mais do que apaixonadas pela música, pelo forró, somos amigas e já passamos por algumas aventuras em Trancoso. Na minha trajetória, eu tive que ser guerreira, assim como Marinês foi para cantar forró em um ambiente masculino; a Mari também tem esse espírito ousado e desafiador. Um orgulho ter contribuído de alguma maneira com a formação dela como artista.”
Surgiu então a ideia de um clipe, e o cenário não poderia ser outro. Mais do que mostrar a natureza como pano de fundo, as artistas e Nizan queriam transpor no vídeo, o que eles próprios sentiam e enxergavam, e não havia outro modo, se não trazendo os personagens da vida real para o clipe. Figuras que representam a cultura daquela região. São eles que dão vida àquele Quadrado.
O clipe, que contou com o Diretor de Fotografia Azul Serra e com o produtor Raphael Bottino, reveza cenas de Mariana e Elba interpretando a canção, com os nativos. No vídeo pedem a São João, padroeiro de Trancoso, a devida proteção que a cidade precisa; e quem vêm representando São João é Sr. Bernardo, benzedeiro de Trancoso, que infelizmente acabou falecendo de Covid durante a pandemia e hoje abençoa Trancoso como um verdadeiro santo.