Publicado em 15.05.2023
Lynyrd Skynyrd inclui São Paulo na turnê do 50º aniversário

Ícone absoluto do Southern Rock, a banda Lynyrd Skynyrd confirma apresentação extra no Brasil.

Além do show no Jaguariúna Rodeio Festival, o lendário grupo de Jacksonville (EUA) traz a aclamada turnê da celebração do 50º aniversário para a capital paulista. A apresentação única está confirmada para 22 de setembro, no Espaço Unimed. Com produção da Mercury Concerts, a venda dos ingressos vai começar em 16 de maio às 10h, pela plataforma Ticket 360. E será uma oportunidade incrível para presenciar um set list potente, com hits arrebatadores como “Sweet Home Alabama”, “Simple Man” e “Free Bird”.

Nessas cinco décadas de jornada, foram mais de 60 álbuns, bilhões de downloads nas plataformas, milhões de recordes de vendas quebrados e destaque no Hall da Fama do Rock & Roll (2006), fatos que fazem do Lynyrd Skynyrd um fenômeno cultural que tem encantado gerações. Por exemplo, no CMT Music Awards 2023, uma das principais premiações da música country norte-americana, o Lynyrd Skynyrd foi homenageado com uma performance que reuniu nomes do calibre de Slash, Billy Gibbons, Paul Rodgers e membros da Allman Brothers Band.

Atualmente a banda de rock sulista é formada por Johnny Van Zant (vocal e irmão do saudoso Ronnie Van Zant), Rickey Medlocke (guitarrista), Mark “Sparky” Matejka (guitarrista), Michael Cartellone (baterista), Keith Christopher (baixista), Peter Keys (tecladista), Carol Chase (coro) e Stacy Michelle (coro).

O último integrante da primeira formação, o guitarrista Gary Rossington faleceu em 3 de março de 2023. A banda até cogitou encerrar as atividades, mas o poder do rock and roll fez com que continuasse. “É sobre o legado do Lynyrd Skynyrd, e o que ele representa, o que são os nossos fãs. Não há nada melhor do que fazer um grande show com Skynyrd e ver as pessoas adorando nossa música”, afirmou Van Zant. Em comunicado, Dale Rossington, viúva de Gary Rossington, escreveu que o guitarrista sempre foi o primeiro a dizer que a música do Skynyrd é maior do que ele ou qualquer outra pessoa. “Gary sempre expressou o quanto a música era atemporal, e foi seu objetivo mantê-la viva por seus irmãos. O seu sonho continuará graças a Johnny, Rickey e os companheiros. Eles continuarão a levar seu legado para as gerações futuras”.

SUCESSO – Em 1973, Ronnie Van Zant (vocal e líder da banda), Gary Rossington (guitarrista), Allen Collins (guitarrista), Steve Gaines (guitarrista), Ed King (guitarrista), Billy Powell (tecladista), Bob Burns (baterista) e Leon Wilkeson (baixista) lançaram o lendário álbum “Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd”, trabalho com dois poderosos hits: “Simple Man” e “Free Bird”, que levaram da noite para o dia o Lynyrd Skynyrd ao estrelato nos Estados Unidos. O título do álbum era uma brincadeira com o nome da banda, inspirado no professor de Educação Física da escola, que sempre pegava no pé deles por conta do cabelo comprido. Trocaram todas as vogais do nome do famigerado professor – Leonard Skinner – pela letra “y”. O grupo começou em 1964, mas adotaram data do lançamento desse álbum, 13/08/1973, como o marco do início.

No entanto, a banda quase acabou de forma abrupta em 1977, quando sofreram um acidente aéreo, voando em um avião fretado para um show no Mississipi. A nave ficou sem combustível no ar, e o piloto conseguiu pousar em um pântano. No entanto, Ronnie Van Zant, Steve Gaines, Cassie Gaines, o piloto e copiloto não sobreviveram. Os outros 20 passageiros se machucaram. Em 1987, Gary, que quebrou os dois braços no acidente, produziu um show em homenagem ao Lynyrd Skynyrd em Nashville, chamou alguns dos sobreviventes e o irmão de Ronnie para os vocais. Em “Free Bird”, que fizeram uma versão instrumental, o público assumiu os vocais. E o que era para ser um show se tornou uma turnê e selou a volta da banda.

Cidade: São Paulo
Data: 22 de setembro de 2023 (sexta-feira)
Local: Espaço Unimed – Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda – SP
Portas: 20h
LYNYRD SKYNYRD: 22h

Classificação Etária: 18 (dezoito) anos desacompanhados. Menores de 18 (dezoito) anos poderão comparecer ao evento desde que acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais. Informação sujeita à alteração, conforme decisão judicial.

Post arquivado em Notícias