Publicado em 09.05.2023
Homenagem a Rita Lee com as produções ‘Som, Sol & Surf – Saquarema’ e ‘Os Mutantes’ no Curta! e no Curta!On

O Brasil e o mundo da música perderam hoje uma das maiores artistas da história do rock brasileiro: Rita Lee, aos 75 anos de idade.

Em memória da icônica Rainha do Rock, o canal Curta! presta uma merecida homenagem ao exibir duas produções especiais: o documentário “Som, Sol & Surf – Saquarema” e o curta-metragem documental “Os Mutantes”. Por meio dessas obras cinematográficas, os fãs terão a oportunidade de relembrar a vida dessa artista única, cuja irreverência e talento conquistaram gerações e deixaram um legado indelével na música brasileira.

No Curta!On – Clube de Documentários – que pode ser acessado na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br -, os conteúdos estão na pasta degustação. Novos assinantes do site têm sete dias grátis, basta se cadastrar.

Dirigido por Helio Pitanga, “Som, Sol & Surf – Saquarema” transporta o público para o ano de 1976, quando um grandioso show de rock, com o nome de “Som, Sol & Surf”, tomou conta da praia de Itaúna, em Saquarema. O evento também coincidiu com um campeonato de surf, atraindo uma multidão de jovens entusiasmados. Durante três dias, o público teve o privilégio de apreciar a música de vários artistas, incluindo a própria Rita Lee. O documentário retrata essa atmosfera vibrante e nostálgica, relembrando as apresentações marcantes de Rita, Raul Seixas e a estreia de Angela Ro Ro.

Já o curta-metragem “Os Mutantes”, dirigido por Antonio Carlos de Fontoura, captura um dia singular nas ruas de São Paulo. Através de uma brincadeira improvisada por Arnaldo Batista, Sérgio Dias e Rita Lee, o documentário captura a essência dessa lendária banda. É possível testemunhar a genialidade e a originalidade de Rita, que junto com seus companheiros, criaram uma sonoridade inovadora e revolucionária. A produção, de 1970, retrata a época em que Os Mutantes surgiu e mostra o impacto que tiveram na cena musical brasileira.

Exibições no Curta!

“Som, Sol & Surf – Saquarema” (Documentário) – dia 9, às 22h15; dia 10, às 16h15; dia 14, às 19h

Em 1976, um grande show de rock, chamado “Som, Sol & Surf”, aconteceu na praia de Itaúna, em Saquarema e havia também um campeonato de surf. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee, Angela Ro Ro (sua primeira apresentação), Raul Seixas entre outros. Direção: Helio Pitanga. Duração: 80 min. Classificação: Livre.

“Os Mutantes” (Documentário) – dia 9, às 23h50; dia 10, às 17h50 e às 22h20; dia 11, às 16h20; dia 13, às 17h20; dia 14, às 20h35

Uma brincadeira mutante improvisada por Arnaldo Batista, Sérgio Dias e Rita Lee, Os Mutantes, num dia único pelas ruas de São Paulo. Direção: Antônio Carlos da Fontoura. Duração: 7 min. Classificação: Livre.

Post arquivado em Notícias