Publicado em 15.02.2023
Homem-Formiga, Marvel e o pano

(Sim, sabemos que nossos 15 dias duraram um pouco mais. Foi mal. Não gostamos quando isso acontece.)

Essa semana estreia Homem-Formiga e Vespa: Quantumania, nós já assistimos e inclusive você pode ver nossa opinião completa lá no canal. É só clicar aqui. Antes de se questionar por que continuar lendo o texto se tem o vídeo, já esclarecemos que lá estamos falando do filme em si e aqui queremos abordar outro ponto.

Para quem não sabe o novo filme do Homem-Formiga e da Vespa abre a Fase 5 do Universo Cinematográfico da Marvel, sendo motivo de expectativa para os diferentes públicos de seguidores do MCU. De um lado a galera que praticamente detestou a Fase 4, temos um texto aqui no site sobre isso, inclusive, do outro a galera querendo compreender qual o caminho será seguido de agora em diante.

Na nossa opinião os dois lados serão contemplados, mas talvez não fiquem satisfeitos com o filme. A reação na twitterlândia foi bem complicada para o filme, dizendo o mínimo. Para nós o grande problema do filme vem sendo o grande problema da Marvel nos cinemas desde Ultimato, a expectativa. Talvez o melhor para o MCU fosse passar alguns bons anos fora dos cinemas ou streamings para deixar as pessoas sentirem saudades, mas isso não é possível, claro. O mercado precisa do lucro e nem vamos questionar isso aqui. (Curiosamente após escrever este texto Kevin Feige, o chefão do MCU, teria dito em uma entrevista que as produções passarão a ser mais espaçadas para que elas possam ter mais tempo para brilhar e não sejam atropeladas pela produção seguinte.)

Quando se anunciou a chegada definitiva de Kang todos os alarmes tocaram e as expectativas foram jogadas lá no alto. Afinal, o último grande vilão foi Thanos, que demorou muito para aparecer realmente e não fazer apenas pontas. Kang já chega agora, uma variante já tinha aparecido em Loki, instintivamente o botão do “chegou o próximo Guerra Inifinita” foi apertado.

Os filmes da Marvel não são perfeitos, nunca foram, talvez uns quatro cheguem perto disso, mas sempre foram filmes no mínimo bons para o grande público. Os nerds, e não usamos a expressão de maneira pejorativa, ficam buscando a ligação com os outros filmes, quadrinhos, actions figures e jogos, o povão mesmo só quer assistir um filme divertido e a Marvel sempre entregou isso.

E assim é com Homem-Formiga e Vespa: Quantumania. É mais um filme bom da Marvel, introduz de vez o principal vilão, de maneira até inesperada podemos dizer, aumenta a importância de alguns personagens, apresenta outros e vida que segue. No final das contas o lançamento é o que deveria ser: o final de uma trilogia sobre o Homem-Formiga. Cresceu de tamanho mais do que deveria? Provavelmente. Mas os créditos do MCU permitem o passar de pano, ele completa 15 anos este ano e qual adolescente não tem suas crises? Ou talvez o texto todo seja um passar de pano. O tempo dirá, mas o que podemos afirmar agora é que o futuro é grandioso, pelo menos em escala.

Valeu até a próxima!

Post arquivado em Colunas, Fala aí!