Publicado em 17.11.2022
Há cinco anos Taylor Swift lançava seu álbum “Reputation”

O sexto álbum de estúdio da cantora e compositora Taylor Swift completou 5 anos no último dia 10. Reputation contém 15 faixas, dentre elas, hits de sucesso como “Look What You Made Me Do”,  “Don’t Blame Me”,  “I Did Something Bad” e  “End Game” que conta com a participação de Ed Sheeran e Future, que são os únicos artistas convidados do projeto.

O álbum surgiu após Taylor se envolver em polêmicas com várias celebridades, o que acabou fazendo com que ela se tornasse constantemente alvo em tabloides. Reputation marcou o maior comeback da cantora, após Taylor passar cerca de três anos longe da mídia. O objetivo do álbum era expressar o que ela já estava sentindo a muito tempo, colocando para fora seus sentimentos. Ela escreveu as músicas como um “mecanismo de defesa” contra as fofocas excessivas que a cercavam na época e sobre como ela encontrou o amor em meio aos eventos caóticos que a rodeavam.

“Look What You Made Me Do” o primeiro single da era, já mostrava o caminho que a cantora iria seguir no álbum. Na música Taylor afirma: “Desculpe-me, mas a velha Taylor não pode atender ao telefone agora. Por quê? Porque ela morreu!”, nos mostrando que estava dando um fim para todas as polêmicas do passado. A canção ficou em primeiro lugar no Itunes de 87 países ao redor do mundo. O clipe foi lançado durante a premiação MTV Music Awards de 2017, a direção do vídeo ficou por conta de Joseph Khann, parceiro de Taylor em vários outros clipes da cantora. Hoje o clipe ultrapassou a barreira de 1,3 bilhão de visualizações no Youtube.

O álbum recebeu muitas críticas positivas da mídia especializada, com muitos prezando a progressão sonora de Taylor e suas habilidades líricas, além da produção e do conteúdo lírico presente na obra. Como resultado, Reputation recebeu diversas indicações e prêmios, como o prêmio na categoria Álbum Mais Vendido no Billboard Music Awards, a nomeação de Melhor Álbum Vocal Pop nos Grammy Awards de 2019 e Álbum da Billboard 200. O sucesso do álbum foi tão grande que em 2018, ele alcançou o top 1 da Billboard de álbum mais ouvido do ano.

Nove das quinze faixas presentes no álbum foram co-escritas pelos produtores suecos Max Martin e Shellback. O produtor e guitarrista da banda Fun, Jack Antonoff, que já tinha trabalho com a artista em “1989”, também fez parte do projeto, Antonoff co-escreveu e co-produziu com a cantora as seis músicas restantes.

Em 31 de dezembro de 2018, em parceria com a Netflix, Taylor lançou o filme sobre a turnê Reputation. A produção foi filmada no último show da etapa norte-americana, realizado em 6 de outubro de 2018 no AT&T Stadium em Arlington, Texas, Estados Unidos. A turnê foi a mais vendida da história dos Estados Unidos. Apenas o show em Dallas contou com plateia de 60 mil pessoas.No filme a cantora entrega um show marcante, cheio de hits com direito a performances de faixas da era country e do álbum 1989. Um show digno para emocionar todos os fãs da artista.

Mesmo tendo se passado 5 anos de seu lançamento Reputation ainda consegue grandes feitos. Esse ano o álbum alcançou 4 bilhões de streams no Spotify quebrando um recorde impressionante, o disco também está na posição #123 da Billboard 200, a 202 semanas consecutivas, provando que o projeto foi e continua sendo um dos maiores álbuns da artista.

Por Moeisha Bastos

Post arquivado em Notícias