Publicado em 27.11.2022
Grammy Latino 2022: os vencedores

Na última quinta-feira (17) ocorreu a cerimônia do Grammy Latino 2022, na Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, em homenagem aos melhores trabalhos da música latina.

A principal cerimônia iniciou às 22h. E teve Anitta, como uma das apresentadoras, ​​ao lado de Luis Fonsi, Thalia e Laura Pausini. Anitta foi indicada a duas categorias principais, Gravação do Ano e Melhor Interpretação Reggaeton, pelo hit Envolver, mas não ganhou. Categorias que foram sucessos, por Tocarte, de Jorge Drexler & C. Tangana, e Lo Siento Bb:/, de Tainy, Bad Bunny & Julieta Venegas.

Foram 53 prêmios entregues. Bad Bunny, Rauw Alejandro, Christina Aguilera, Jorge Drexler e Rosalía estavam entre os artistas com mais indicações. O prêmio principal Álbum do Ano, foi levado por Rosalía, por Motomami, que ainda conquistou outros três prêmios nas categorias, Melhor álbum de música alternativa, Melhor projeto gráfico de um álbum e Melhor álbum de engenharia de gravação,
todos por Motomami.

O Brasil levou prêmios pra casa, Ludmilla conquistou o prêmio na categoria Melhor Álbum de Samba\Pagode, com Numanice #2, Chitãozinho e Xororó que recebeu o prêmio de Melhor álbum de música sertaneja por Legado.

A premiação contou com um momento inesquecível, na qual a brasileira Liniker venceu o prêmio de Melhor álbum de música popular brasileira e se tornou a primeira artista transgênero do Brasil a conquistar um prêmio do Grammy Latino.

Confira a lista dos vencedores das categorias principais:
Álbum do Ano
“Motomami” (Digital Album) – Rosalía (vencedor)

Gravação do Ano
“Tocarte” – Jorge Drexler & C. Tangana (vencedor)

Melhor Álbum Pop Vocal
“Dharma” – Sebastian Yatra (vencedor)

Melhor Artista Revelação
Angela Alvarez (vencedora – empate)
Silvana Estrada (vencedora – empate)

Melhor Álbum Pop Vocal
“Dharma” – Sebastian Yatra (vencedor)

Melhor Álbum Pop Vocal Tradicional
“Aguilera” – Christina Aguilera

Melhor Canção Pop
“La Guerrilla De La Concordia” – Jorge Drexler (vencedor – empate)
“Tacones Rojos” – Sebastián Yatra (vencedor – empate)

Melhor Fusão/Interpretação Urbana
“Titi Me Pregunto” – Bad Bunny (Vencedor)

Melhor Interpretação Reggaeton
“Yonaguni” – Bad Bunny

Por Nívia Menegat

Post arquivado em Notícias, Premiação