Publicado em 11.11.2022
Franz Ferdinand disponibiliza Words So Leisured

Esta é a história de um grupo de amigos de Glasgow que formaram uma banda e mudaram a face da música britânica para sempre.

Narrado pela comediante e mega fã Rose Matafeo, Words So Leisured ouve Franz Ferdinand revisitar sua jornada extraordinária junto com contribuições de seus amigos, colaboradores e aqueles que os inspiraram.

Esta série de podcasts de quatro partes, formada por entrevistas totalmente novas e exclusivas, mostra sua carreira, desde tocar nos quartos dos amigos até o Grammy: aborda os altos e às vezes os baixos dramáticos de estar em uma banda.

A série vai aos bastidores de alguns dos maiores momentos – conhecer Bowie, vencer BRITs, tocar para milhões – e relembra abertamente os momentos em que tudo quase desmoronou. Também se aprofunda mais do que nunca nas histórias por trás das músicas mais icônicas da banda.

A banda está atualmente no meio de sua turnê ‘Hits To The Head’, passando por todos os cantos do globo. O álbum, que foi lançado no dia 11 de março, traz 20 faixas que mostram o sucesso mundial da carreira da banda até hoje. Para encerrar o ano, a música de Franz Ferdinand ‘This FFire’ foi a música tema de Cyberpunk Edgerunners, o anime da Netflix baseado no jogo do CD Projekt Red. O programa é um dos mais aclamados da Netflix, com uma classificação 100% no Rotten Tomatoes.

A série foi feita pela New Allotment Productions para a Domino Recordings.

Episódio 1: Glasgow
Uma garrafa de vodca. Uma fatídica festa em casa. Uma luta. Como Franz Ferdinand passou de um soco para formar uma banda em 24 horas. A história da formação do grupo é uma mistura de serendipidade e ambição; mito e lenda; bebendo uísque tarde da noite e aprendendo a tocar um instrumento no trabalho.

Tudo isso os levou a fazer seu primeiro show no quarto de um amigo em Glasgow – de repente, a cena musical da cidade estava fervilhando de emoção. Alex, Paul, Nick e Bob até se mudam para a sede de sua própria banda – o armazém local grandiosamente apelidado de The Chateau.

Episódio 2: A Fire That Burns
Apenas 12 meses desde que eles fizeram seu primeiro show e Franz Ferdinand emergiu para trabalhar no que se tornaria um dos grandes álbuns de estreia de todos os tempos. Mas a criação de Franz Ferdinand não foi isenta de desafios. No entanto, essas sessões produziriam história da música – e a banda lançou Take Me Out, uma música que viria a definir toda uma era da música britânica.

De repente, os quatro amigos seriam catapultados de uma banda DIY para superstars globais – o início do que se tornaria a mais louca das jornadas.

Episódio 3: You Could Have It So Much Better
A casa de Franz Ferdinand era agora um ônibus de turnê, um quarto de hotel ou um local nos bastidores, enquanto eles faziam turnês pelo mundo e se apresentavam para milhares de novos fãs. Mas o trabalho ininterrupto também começa a cobrar seu preço enquanto eles contam uma famosa noite em Paris que quase acaba com a banda.

Momentos surreais continuaram chegando para o novo ato mais badalado do mundo: desde dividir um palco com o Black Eyed Peas no Grammy até conhecer David Bowie disfarçado. À medida que os elogios rolam e sua base de fãs cresce, eles voltam ao estúdio para fazer os álbuns 2 e 3: um processo de sangue, suor e lágrimas. Literalmente.

Episódio 4: Always Ascending
Na parte final de Words So Leisured – The Story of Franz Ferdinand: o futuro da banda está mais uma vez em perigo quando Alex Kapranos e Bob Hardy se encontram em Shetland para tentar resolver suas diferenças.

É uma nova era para o grupo – de experimentação e colaboração, incluindo a formação de uma nova equipe híbrida com Sparks. Mas também é sobre mudança e energia nova: dois membros fundadores saem e três entram para inaugurar um novo capítulo para a banda que nunca para de se reinventar.

Post arquivado em Notícias