Publicado em 05.07.2023
Francisco, el Hombre transporta o público para um show da banda por meio do novo disco 10 AÑOS

O quinto álbum de estúdio do grupo é apresentado como um ensaio dos melhores momentos do show, em celebração aos 10 anos de estrada da banda

Em 2013, a Francisco, el Hombre saía do interior de São Paulo rumo à uma jornada de shows por vários países da América do Sul, indo de praça em praça, passando o seu chapéu em direção ao próximo destino. A banda ‘estradeira’ que surgiu a partir de encontros latino-americanos entre Brasil e México, hoje, é composta por Mateo Piracés-Ugarte, Sebastianismos, LAZÚLI, Helena Papini e Andrei Kozyreff, que fazem da sua carreira uma eterna celebração à música latina.

Agora, o quinteto abre um novo capítulo de sua trajetória e reúne as músicas mais marcantes de um show da Francisco, el Hombre no disco 10 AÑOS. O álbum chega às plataformas de áudio no dia 30 de junho (ouça aqui) e lista 16 faixas, com novos acordes repletos de latinidades e composições que expressam todas as transformações que a Francisco, el Hombre experienciou ao longo da última década. 

É a captação do nosso amadurecimento sonoro”, resume Sebastianismos sobre o novo trabalho. 10 AÑOS é a síntese das fases que a Francisco, el Hombre atravessou ao longo dos anos e isso fica claro logo na primeira faixa, que simula mudanças de estações de rádio e gera uma mistura dos acordes marcantes na trajetória do grupo. “A gente conseguiu manter uma sobrevivência da banda sem deixar de botar a cara a tapa, de dizer nossa mensagem e de lutar por aquilo que a gente acredita”, relembra Mateo. E traduzir tais movimentações em algumas faixas da tracklist não foi tarefa fácil, mas uma simples pergunta guiou todo esse processo, segundo Sebastianismos: “quais músicas não podem faltar na nossa festa de aniversário?”.

Foi assim que composições dos primeiros trabalhos, como “La Pachanga!”, do EP de estreia La Pachanga! (2014);  e “Soltasbruxa”, “Tá com Dólar, Tá com Deus” e “Sincero”, de Soltasbruxa (2016), foram escolhidas para integrar a obra. Os álbuns RASGACEBEZA (2019) e CASA FRANCISCO (2021) também foram contemplados neste resgate, com as faixas mais combativas, entre elas “Chama Adrenalina”, do primeiro, e as esperançosas e divertidas “Nada Conterá a Primavera”, Arrasta” e “Loucura”, do segundo. 

Já canções como “Matilha” ultrapassam os minutos de suas versões originais e transportam o ouvinte ainda mais para a atmosfera enérgica  do show da Francisco, el Hombre (algo alcançado ao incluir na faixa as interações que a banda faz com o público ao vivo). “Sempre fomos conhecidos por reinventar as músicas a cada show e, uma década de turnês e experiências depois, elas soam muito diferentes de como eram originalmente,  não queríamos perder esse registro”, comenta Sebastianismos.

Antecederam a chegada do disco 10 AÑOS, os singles “CHÃO TETO PAREDE” (ouça aqui), “Como Una Flor” (ouça aqui), “O Tempo É Sua Morada” (ouça aqui), “Batida do Amor” (ouça aqui) e “Triste, Louca ou Má” (ouça aqui). A turnê, que recebe o mesmo nome do álbum, segue com datas confirmadas em Londrina, Paraná, no dia 10 de junho (ingressos aqui), e, em Alto Paraíso de Goiás, em Goiás, no dia 10 de julho (ingressos aqui).  

Post arquivado em Notícias