Fito Paez volta a visitar uma de suas obras de arte de sucesso. Seu novo álbum, “EADDA9223”, conta com todas as clássicas canções de “El Amor Después Del Amor”, regravadas em versões renovadas.
O artista argentino conta com um dream team de grandes músicos, com convidados especiais de diferentes nacionalidades e gerações. Entre eles, Marisa Monte e Chico Buarque.
“EADDA9223” nas palavras de Fito Paez:
“Na minha opinião, não é apenas um álbum. Foi uma verdadeira odisseia musical, sempre surpreendente. O material original tinha de ser destruído de alguma forma: esse era o conceito inicial, no sentido de não ter medo dele, de o poder arrasar, de o virar do avesso. Tínhamos que provar de alguma forma que não existem álbuns sagrados e intocáveis que não podem ser gravados novamente. Sim, de fato, eles podem! E é um exercício musical tão maravilhoso.
Pude me deliciar com este novo álbum, é uma prova de que a música -além de ser um elemento central na vida de muitas pessoas-, também é uma matéria funcional, com a qual podemos brincar, modelar e ir aonde quisermos. Acho que é o melhor [álbum] que já fiz até agora, no sentido de que me dei toda a liberdade”.
Por trinta anos, o emblemático álbum “El Amor después del amor” tocou diferentes gerações de amantes da música em todos os países de língua espanhola. Considerado o disco de rock mais vendido da história da Argentina, a força emocional de suas canções desafia o passar do tempo, apaixonando ouvintes até hoje, como vem provando sua turnê internacional, que está viajando o mundo desde 2022. No último mês, Fito Paez reuniu mais de 70 mil pessoas em dois shows históricos no Estádio Vélez Sarsfield, na cidade de Buenos Aires.
O mestre da música argentina deu forma a este material renovado, criando uma reimaginação impressionante ao gravar novos arranjos junto com artistas de diferentes origens, épocas e estilos: de ícones como Antonio Carmona, Chico Buarque, Elvis Costello ou David Lebón, passando por grandes nomes como Andrés Calamaro, Leiva, Mon Laferte, Marisa Monte e Estrella Morente, a outros artistas do novo cenário musical da Argentina que têm dominado o resto do mundo: Nathy Peluso, Lali, Nicki Nicole, WOS, CA7RIEL, e Conhecendo Rusia.
Assim, o artista revisita esse repertório inesquecível, sob um olhar verdadeiramente contemporâneo. Intitulada “EADDA9223”, a sigla que dá nome à nova obra é formada pelas iniciais do álbum original El Amor Después Del Amor, somando os dois últimos algarismos de seu ano de edição, 1992, e do atual lançamento, 2023.
O lyric video da faixa “Sasha, Sissí y el cículo de Baba”, uma peça criada por Matzorama, estreou acompanhando o lançamento do álbum. Mon Laferte brilha ao lado de Paez na atmosfera tex-mex da nova versão da música, juntamente com o prestigiado arranjo orquestral de Ruy Folguera. Assista ao lyric vídeo: https://lnk.to/EADDA9223/YouTube
Previamente, o single inicial do álbum já havia sido lançado: “Brillante sobre el mic”, com a talentosa jovem cantora Ángela Aguilar, filha do popular cantor e compositor mexicano Pepe Aguilar. Artista em ascensão, com voz diáfana e imagem revigorante, ela dá um toque próprio ao hino que Paez originalmente dedicou à sua musa, Fabiana Cantilo. No vídeo, dirigido por Diego Álvarez, vemos Fito interagir com Ángela, em um encontro casual durante uma exposição de arte.
Desta forma, o aguardado novo álbum “EADDA9223” foi lançado no dia 30 de maio. Ao mesmo tempo, a turnê “El Amor 30 Años Después Del Amor” continua durante julho deste ano, visitando várias cidades da Espanha. Novas datas serão anunciadas em breve.