Publicado em 24.05.2023
Duolingo: dicas e os melhores games para aprender um novo idioma

O app educacional #1 do mundo reuniu algumas sugestões de como facilitar o estudo e vivência de uma nova língua por meio dos jogos

Videogames são muito mais do que apenas um hobby: são formas de conexão e comunicação, trabalho de lógica e concentração, distração, e além de tudo, uma forma de aprendizado de idiomas. 

Como os jogadores estão altamente motivados a ganharem o jogo e conversarem com outros participantes  – seja para colaborar, competir ou coletar informações – eles acabam fazendo exatamente o ideal: apenas se comunicam, sem preocupações, se concentrando em transmitir seu ponto de vista, a fim de fazer outra coisa com as informações (como entender uma tarefa ou evitar o perigo). 

Ajuda o fato de os videogames serem ambientes controlados, que removem algumas das variáveis mais intimidadoras da prática de um novo idioma no mundo real, e muitos alunos consideram os jogos mais envolventes e motivadores do que outros tipos de atividades, porque os gamers conduzem o aprendizado por meio de sua própria curiosidade e interesse.

Os jogadores são bons em integrar informações, já que precisam aprender a prestar atenção a muitos elementos diferentes para serem bem-sucedidos, desenvolvendo e praticando habilidades variadas ao mesmo tempo. Esse tipo de flexibilidade e combinação de competências é exatamente o que é exigido dos alunos de idiomas.

Pensando nisso, o Duolingo – app educacional #1 do mundo – selecionou alguns jogos ideais, dependendo do seu objetivo, ao aprender um novo idioma:  

Além disso, a plataforma também reuniu algumas dicas para os gamers tirarem o máximo da experiência dos jogos para aprender uma nova língua, de acordo com o seu nível de proficiência no idioma:

1 – Se você está apenas começando no mundo dos games (e dos idiomas também), inicie com jogos para um jogador, para que se sinta confortável usando o novo idioma por conta própria antes de interagir com outros jogadores. Pense no The Sims, que pode ser bom para trabalhar o vocabulário, especialmente com situações do dia a dia. Outros jogos simuladores de construção e gerenciamento, como o Tycoon Simulator, também serão úteis para a construção de vocabulário. Outra opção divertida é The Stanley Parable, que tem uma narrativa bem peculiar e misteriosa. 

2 – Se você já é um falante intermediário da língua, jogos de narrativa podem ajudar na prática do idioma, pois normalmente oferecem contexto para todos os seus sentidos, o que o auxiliará a entender e reforçar o idioma. Você descobrirá que os jogos narrativos dependem da linguagem em graus variados, então alguns exigirão muita compreensão para participar plenamente da experiência de jogo, e outros muito menos. Como exemplos, podemos citar Dear Esther The Vanishing of Ethan Carter.

3 – Se você já está no nível avançado, pode estar pronto para algumas opções especialmente ricas em idiomas! O Disco Elysium é ótimo para isso, já que inclui muitos idiomas que podem ser lidos no ritmo do próprio jogador. A narrativa também é muito rica, como um RPG de mesa (TTRPG) em formato digital.

4 – Agora, os que gostam muito de se aventurar podem alterar o idioma do sistema no console. No entanto, você deve ser capaz de navegar no novo idioma no menu do console e não apenas no jogo em si. 

Conectar seus hobbies e interesses com o aprendizado de idiomas é uma ótima maneira de se manter motivado e praticar a nova língua sem nem perceber – e com vantagens extras de aprendizado para os alunos jogadores, como no Duolingo, que também usa elementos de gamificação no aprendizado.

Post arquivado em Games, Notícias