Dia 13/07 – às 20hs – Sessão especial pelo 28º aniversário do Grupo Cinema Paradiso. Exibição gratuita seguida de bate-papo com o cineasta Alê Abreu. Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria
PERLIMPS
Dir.: Alê Abreu | Brasil | 2023 | 80 min | Animação | Livre
A jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agente-secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.
QUINTA, 13/07, ÀS 20H*
*Sessão especial pelo 28º aniversário do Grupo Cinema Paradiso. Exibição gratuita seguida de bate-papo com o cineasta Alê Abreu. Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.
O Grupo Cinema Paradiso comemora seu 28º aniversário no dia 13/7 a partir da 19h30 no CineSesc com uma homenagem aos filmes de animação brasileiros. O evento contará com a exibição do filme Perlimps, seguida de debate com o diretor Alê Abreu e mediado pela cine-educadora Cláudia Mogadouro. O Grupo Cinema Paradiso existe desde 1995 e se reúne quinzenalmente para discutir filmes em lançamento e clássicos. Desde sua criação, o grupo já discutiu mais de 700 filmes de todos os gêneros e de várias nacionalidades e diretores.
O Grupo
O Grupo Cinema Paradiso foi criado em 01/07/1995 por um grupo de amigos que gostavam de conversar sobre cinema, música, política, literatura e artes em geral. A ideia partiu de Claudia Mogadouro e de sua mãe, a saudosa Maria Elza Mogadouro, que sistematizaram esses encontros e o cinema foi escolhido como a base para as conversas. Os amigos combinaram que esses encontros sobre cinema seriam quinzenais, sempre na mesma casa, e que seria escolhido um filme em cartaz nos cinemas de São Paulo. O filme seria o tema para a reunião seguinte. É importante lembrar que naquele grupo não havia ninguém que fosse ligado a cinema profissionalmente, nenhum crítico, cineasta ou estudioso do assunto. Eram pessoas que gostavam muito de cinema e desejavam compartilhar suas impressões entre os amigos. Hoje, os novos participantes são sempre recomendados por amigos. A cada início da reunião, o grupo escolhe o próximo filme a ser discutido. O filme não é assistido conjuntamente. Cada pessoa assiste no seu tempo e as reuniões presenciais e online, que acontecem aos domingos à tarde, contemplam as variadas percepções do filme, sem buscar consenso. O grupo tem um caráter intimista e informal. As reuniões quinzenais agregam de 15 a 25 pessoas, o que garante uma dinâmica horizontal e um espaço para todos falarem. Mais informações no site www.grupocinemaparadiso.com.br
Filme de comemoração
Como forma de prestigiar o Cinema Nacional, os filmes escolhidos para a comemoração anual de aniversário do Grupo Cinema Paradiso no CineSesc são sempre brasileiros. Para este ano, foi escolhido o filme Perlimps, uma animação realizada pelo premiado diretor Alê Abreu, que mais uma vez nos brinda com a sua criatividade e a magia de uma história que encanta crianças e adultos. Perlimps estreou no Festival de Annecy na França em junho de 2022 e já passou pelos principais festivais de animação do mundo. Foi lançado nos cinemas brasileiros em fevereiro deste ano.
O diretor
Alê Abreu nasceu em São Paulo em 1971. É desenhista, cineasta, artista plástico, multi-artista. A partir de um curso que fez no MIS (Museu da Imagem e do Som – SP), realizou seu primeiro filme, Memória de Elefante, em 1984. Na década de 1990, formou-se em Comunicação e produziu os curtas metragens Sírius (1993) e Espantalho (1998). Alguns anos depois, realizou outro curta, Passo (2007), e seu primeiro longa-metragem Garoto Cósmico (2007). Em 2014, lançou O Menino e o Mundo, filme vencedor de dezenas de prêmios nacionais e internacionais, e chegou à finalíssima do Oscar 2016. Após O Menino e o Mundo, começou a trabalhar na pré-produção de seu novo filme Viajantes do Bosque Encantado (mais tarde renomeado de Perlimps) e na supervisão artística da série de TV Vivi Viravento, com direção de Priscilla Kellen.
A mediadora
Cláudia Mogadouro é historiadora, com especialização, mestrado e doutorado pela ECA-USP. É criadora e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso (1995) e do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação (2016). Formadora audiovisual de professores da rede municipal de São Paulo e de Campinas, ministrando cursos de história do Cinema Brasileiro. É pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE-USP). Atua, também, como mediadora de debate de filmes em contextos educacionais e artísticos.