Publicado em 16.04.2023
“Cinema e a Segunda Guerra”, novidade no catálogo do Curta!On 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o cinema foi usado como propaganda e para unir os países em tempos de crise. No período houve uma expansão no setor. Em três episódios, a série inédita “Cinema e a Segunda Guerra”, novidade no catálogo do Curta!On – Clube de Documentários, nos lembra que o cinema não apenas documenta a história, mas também a molda e influencia. Dirigida por Lyndy Saville, a produção apresenta uma narrativa que costura entrevistas com especialistas, sendo composta por imagens da época e cenas de filmes.

O primeiro episódio, intitulado “Cinema, Som e Nazismo”, mostra que a representação de guerras através do cinema começou antes. Em 1930, foi lançado “Nada de Novo no Front”, baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque que retrata a sina de jovens alemães enviados para batalhar – e provavelmente morrer – nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. O filme mostra a rendição alemã naquele conflito, o que gerou indignação em um país onde o nazismo estava em plena ascensão. Mas a potência comunicativa do longa abriu os olhos de Hitler: era preciso usar o cinema como ferramenta para conquistar maior adesão popular. 

“O Mundo Agora está em Guerra” explora como a Batalha da Grã-Bretanha interrompeu os esforços alemães e como a decisão japonesa de atacar Pearl Harbor trouxe a América para a guerra, adicionando uma nova dimensão dramática ao Extremo Oriente, Europa e Oriente Médio tanto no cinema quanto no solo. À medida que a guerra se intensificava, EUA e Reino Unido procuraram se coordenar tanto na ação quanto na tela, usando o entretenimento para levantar a moral das tropas e dos civis em casa. Com a proximidade do Dia D, a cooperação entre os dois países tornou-se ainda mais evidente.

O último episódio da série, “Dia D, o Holocausto e a Bomba Atômica”, destaca como os horrores do Holocausto nazista são revelados e filmados por alguns dos principais diretores de cinema do mundo. Enquanto a guerra chega ao seu auge, a era nuclear começa e, em 6 de agosto de 1945, o presidente Truman toma a decisão de lançar a primeira bomba atômica em Hiroshima. Três dias depois, outra bomba é lançada em Nagasaki, encerrando a guerra no Japão e marcando o Dia V-J em 15 de agosto como o fim da Segunda Guerra Mundial.

A produção completa pode ser conferida no Curta!On – Clube de Documentários, pela Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo. O primeiro episódio estreia no Curta! na dia 19 de abril, às 23h.

Post arquivado em Filmes, Notícias