Blanco White lançou seu novo e envolvente single “Silver Beaches”, a segunda faixa a ser compartilhada do seu próximo álbum ‘Tarifa’, que será lançado dia 29 de setembro pela Nettwerk (a mesma gravadora de Miya Folick e Matt Maltese).
O lançamento do novo álbum coincidirá com uma turnê pelos Estados Unidos, Canadá e Europa no outono, culminando em um show de retorno na Barbican, em Londres, no dia 21 de novembro. “Silver Beaches” segue o lançamento da faixa título do álbum no mês passado.
Blanco White já criou um som próprio com suas explorações de músicas folclóricas latino-americanas e andaluzes em um estilo distinto. Em ‘Tarifa’, o segundo álbum solo de Josh Edwards, ele aprofunda ainda mais suas fusões coloridas de folk com indie e elementos eletrônicos, enquanto abraça a empolgação da colaboração, descoberta e troca cultural.
O álbum foi auto produzido em colaboração com Pilo Adami, do Nubiyan Twist, com produção adicional de Nathan Jenkins, também conhecido como Bullion (que trabalhou com Nilüfer Yanya, Orlando Weeks e Hayden Thorpe), além de contribuições do percussionista Seb Rochford (Polar Bear, Sons Of Kemet).
A colaboração de Edwards com o percussionista e co-produtor Adami coloca um forte foco em ritmo, sincopação e balanço ao longo do álbum, com a recém-lançada odisseia de dream-folk “Silver Beaches” fornecendo o catalisador inicial para a identidade sonora do álbum, notando especificamente o impacto dos pioneiros do Assouf / desert blues; o coletivo musical baseado no Mali, Tinariwen, na criação de “Silver Beaches”.
Sobre o novo single, Edwards disse: “Comecei a escrever essa música com Pilo Adami no verão de 2022. Já tínhamos feito algumas sessões de gravação como instrumentistas no passado nas sessões da Abbey Road da Malena Zavala para o álbum ‘La Yarará’, e uma vez na minha própria música, e eu sempre achei que poderia ser realmente interessante tentar escrever algo juntos. Trouxe a progressão de órgão do verso, que se tornaria “Silver Beaches”, para a sessão no estúdio do Pilo, e começamos a trabalhar na arranjo a partir daí.
Fiquei realmente impressionado com os instintos do Pilo, e senti que nossos gostos se sobrepuseram de uma maneira muito interessante. Pilo é um multi-instrumentista e produtor do sul do Brasil. Embora seja um guitarrista fenomenal, sua habilidade com percussão e estilo de bateria deixaram a maior marca em todo o álbum. Essa foi a primeira música em que trabalhamos juntos e foi incrivelmente empolgante para mim, pois senti que havia encontrado um colaborador que poderia realmente me ajudar a desenvolver minhas ideias e levar a música a um novo lugar.
Essa primeira música foi um catalisador para encontrar uma identidade para todo o álbum, e ela se tornou uma faixa de entrada para novas ideias que poderiam se encaixar ao lado dela. Liricamente, a faixa mudou e evoluiu ao longo do tempo, mas a letra “Silver Beaches” apareceu logo no início. Eu estava imaginando um espaço onírico de uma praia à noite. Essa imagem surrealista alimentou a produção e a identidade da música, e sempre senti que estava imaginando algum lugar em um planeta diferente da Terra.“
Inspirado por compositores que criam mundos musicais como Sufjan Stevens e por artistas como Hiroshi Yoshimura; os temas líricos no segundo álbum de Blanco White, ‘Tarifa’, abordam desde o assombro cósmico até nossa possível solidão no universo, insinuando o abstrato e o metafísico, retirando da recuperação contínua de Edwards de um diagnóstico de dor crônica debilitante.
‘Tarifa’ percorre diversos gêneros, se aproximando de referências de dream pop como Beach House, com o amplo uso de órgãos e sintetizadores, além de uma instrumentação mais orgânica e percussão. Seu lado poético e delicado, com inclinação para o folk, busca influências como Feist, com os instrumentos andinos acústicos, o charango e o ronroco, permanecendo como peças centrais do som de Blanco White.
Enraizado na resiliência, recuperação e alívio, ‘Tarifa’ é tanto um álbum sobre cura quanto sobre escapismo, explorando novos mundos e construindo novos universos próprios.
Blanco White lançou seu álbum de estreia ‘On the Other Side’ em 2020, que desde então acumulou mais de 130 milhões de streams e recebeu amplos elogios de revistas como CLASH Magazine, The Independent, Billboard, Wonderland Magazine, Pop Matters, American Songwriter e outros. Ele também realizou várias turnês mundiais, incluindo shows de abertura para José Gonzalez e Gregory Alan Isakov, além de shows memoráveis como atração principal, incluindo uma noite esgotada na famosa Union Chapel em Londres.
O novo álbum de Blanco White, ‘Tarifa’, será lançado dia 29 de setembro pela Nettwerk. Blanco White fará uma turnê com o novo álbum neste outono, com datas na América do Norte e Europa, culminando em um retorno significativo no Barbican, em Londres, no dia 21 de novembro. (ingressos aqui).