EP “Calor” tem cinco faixas; o clipe de “Mais cedo ou tarde” está disponível no canal do YouTube do cantor
O cantor e compositor Bersote lançou dia 11/04 o EP de estreia, “Calor”, com cinco faixas e acompanhado de clipe para o novo single “Mais cedo ou tarde”. O projeto já está disponível em todas as plataformas digitais e no canal do YouTube. Todas as canções foram compostas por Bersote, e a produção do EP fica por conta de Calebe Abreu.
A foto de capa e a direção de arte do EP são de Elisa Maciel, que já trabalhou com artistas como Mãeana, Zé Ibarra e Dora Morelenbaum. Já o roteiro e a direção do clipe de “Mais cedo ou tarde” são de Bersote e seu namorado, Bruno Soares dos Santos.
As faixas de “Calor”, apesar de diversas em estilo, estrutura e elementos, representam uma jornada única para Bersote: “O EP surgiu de um processo de autoconhecimento, muita pesquisa musical e mudanças tanto geográficas quanto internas. É um grupo de canções bem heterogêneo, e eu queria que fosse exatamente assim. Queria que a unidade viesse das letras, dos temas, das obsessões presentes na obra, do desejo de florescer em cada uma delas“, afirma o cantor.
Ao mesmo tempo em que o EP indica as influências de Bersote, como Jorge Ben Jor, o R&B e a música eletrônica, “Calor” também anuncia caminhos que o cantor pretende explorar: “Cresci ouvindo música popular, e adoro como quão contagiante um refrão pop pode ser. Gosto de investigar os limites disso. A beleza de lançar o primeiro EP está em experimentar. É uma busca mais relaxada. Eu vou sempre pesquisar e conhecer novos sons, mas tem algo presente em todas as melodias que vou sempre levar comigo“, diz.
O interesse de Bersote pelos refrões pop pode ser percebido nos dois singles de “Calor”. O single homônimo, lançado em março e com mais de 6 mil reproduções nas plataformas digitais, e “Mais cedo ou tarde”, lançada com o EP, que têm essa mesma marca: “Estruturalmente, são faixas parecidas, que se encontram em algum lugar, por mais que uma seja um eletro-pop-rock e a outra, uma canção MPB com cordas e percussões”.
A jornada das canções de Bersote se confunde com a própria história do cantor. Todas as faixas do EP foram compostas do Canadá, enquanto o cantor se sentia chamado de volta ao Brasil. Aos 28 anos, e após anos de carreira como gerente de comunicação vivendo no exterior, Bersote resolveu abandonar sua vida fora do Brasil e retornar ao Rio de Janeiro em 2022 para se dedicar à música. “Compor essas canções de outro país e finalizá-las aqui foi muito especial. Os vários calores do Rio deram sentido e vida a esses versos por tanto tempo presos no meu peito”, diz.