Barbie é a nova produção de Hollywood que vai ganhar uma versão live-action no próximo ano.
Por Ana Livia Menezes
Imagens divulgadas na conta do Twitter da Warner de Margot Robbie como Barbie e a imagem de Ryan Gosling como Ken, levantaram suspeitas e instigou os fãs a criarem hipóteses sobre o enredo do filme.
Há grande expectativa para o filme, que marcou a infância de muitas crianças e adolescentes nas últimas duas décadas. A boneca loira da Mattel se tornou um ícone da cultura pop, seja através da franquia de filmes, bonecas, produtos de beleza, roupas, jogos eletrônicos entre outros produtos.
Por enquanto, ainda não foi divulgado uma sinopse oficial ou muitos detalhes de como será a adaptação e, por isso, reunimos os aspectos que provavelmente será abordado no filme.
TEORIAS SOBRE O LIVE-ACTION
O live action causa nostalgia e memórias de uma geração pautada na boneca loira que tornou-se um símbolo da moça ideal, com todos os atributos almejados pelas meninas: beleza, inteligência, amigos e a vida perfeita. Dessa forma, existe dúvidas de como Barbie se encaixará nos dias de hoje, a boneca da Mattel simboliza um padrão de beleza e o ideal de uma vida cor-de-rosa, temas que estão sendo debatidos e problematizados atualmente.
Embora não haja detalhes oficiais sobre a adaptação cinematográfica, de acordo com entrevistas publicadas com o elenco, é possível rastrear os rumores sobre o filme que garantem uma premissa única para o longa.
BARBIELAND
Há uma versão em que o filme se passa na Barbieland, uma cidade linda e colorida com várias Barbies e Kens. O filme de Gerwig se torna uma “comédia de peixe fora d’água” quando Ken e Barbie saem do universo ficcional para enfrentar a realidade. A protagonista é expulsa do mundo perfeito por não ser boa o suficiente e assim começa uma jornada de descoberta e auto aceitação.
BARBIE VERSO
Existe a teoria de que o filme se baseará em um multiverso da Barbie, que incluirá várias versões da boneca, seguindo o hype das produções sobre o universo paralelo.
De acordo com Kyle Buchanan do The New York Times, o filme contará com várias versões da Barbie. O repórter revelou que Issa Rae e Hari Nef também interpretarão versões diferentes do boneco, enquanto Ryan Gosling não será o único Ken, Simu Liu e Ncuti Gatwa devem interpretar variantes do boneco.
Com a inclusão de diferentes versões de personagens, incluindo atores de diferentes formas, gêneros e etnias, a diversidade é adicionada ao filme.
Seguindo a lógica dos brinquedos, existem outras versões da Barbie que fogem da mais tradicional- a boneca loira, magra e vestida de rosa. A Mattel percebendo a demanda, investiu em trazer representatividade para o universo da Barbie, com bonecas negras, asiáticas, gordas, baixas entre as mais diferentes possibilidades, e o filme provavelmente não fugirá desse aspecto.
INSPIRAÇÃO
Os fãs acham que encontraram uma pista secreta, o perfil do aplicativo Letterboxd – aplicativo focado em compartilhar opiniões sobre filmes – da atriz Margot Robbie, que possui uma lista de filmes para preparação para Barbie, que os fãs acreditam serem inspirações para live action:
Duas Garotas Românticas (1967)
Os Guarda-Chuvas do Amor (1964)
Splash (1984)
Adolescência Dourada (1981)
O Show de Truman (1998)
DIREÇÃO
Greta Gerwig assume o roteiro e a direção do filme, a cineasta se tornou conhecida e aclamada pelas suas obras indicadas ao Oscar: “Lady Bird: A Hora de Voar” e “Adoráveis Mulheres’’.
Greta Gerwig assinou contrato para escrever o filme da Barbie em 2019 junto ao seu parceiro, o roteirista e diretor de ‘’História de um Casamento’’, Noah Baumbach.
Greta Gerwing é uma diretora que trabalha com personagens femininas complexos e explora questões relacionados a esfera feminina. Dessa forma, espera que o filme aborde certos aspectos, como padrões de beleza, sexismo e autoaceitação associados à marca da Barbie, que por outro lado, evoca a ilusão da garota e vida perfeita.
A protagonista do filme reconhece que a escolha da diretora pode surpreender os fãs. ‘’As pessoas muitas vezes ouvem Barbie e pensam: ‘Eu sei o que esse filme vai ser,’ e depois ouvem que Greta Gerwig está escrevendo e dirigindo, e pensam: ‘Oh, bem, talvez eu não saiba…’’
ELENCO
O longa-metragem conta com um elenco de peso, incluindo Margot Robbie como a grande protagonista da história e fará par romântico com Ryan Gosling, ator de filmes como ‘’La la land’’e ‘’Diário de uma Paixão’’.
A boneca icônica será interpretada por Margot Robbie, conhecida por “Esquadrão Suicida”, “Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa” e o “O Lobo de Wall Street”. Issa Rae e Hari Nef também interpretarão versões diferentes da Barbie.
Já Simu Liu de ‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis’ e Ncuti Gatwa (‘Sex Education’) devem interpretar variantes do Ken.
Outras personalidades confirmadas são Will Ferrel, que interpretará o CEO, Kate McKinnon (“Saturday Night Live”), Alexandra Shipp (“Tick, Tick… Boom!”), Ritu Arya (“The Umbrella Academy”), Kingsley Ben-Adir (“Alta Fidelidade”), Rhea Pearlman (“Matilda”), Emerald Fennell (“Bela Vingança”), Sharon Rooney (“My Mad Fat Diary”), Scott Evans (“Almost Love”), Ana Cruz Kanye (“Adoráveis Mulheres”) e Jamie Demetriou (“Fleabag”) também estão confirmados.
Três atores da série Sex Education também estão no elenco do filme: Emma Mackey, Ncuti Gatwa e Connor Swindells.
O filme ganhou mais um nome de peso: Dua Lipa, em papel não revelado.
FIGURINO
Impossível pensar nos filmes da Barbie sem pensar nos looks, as fotos das gravações já indicam roupas incríveis, estilo cowgirl, monocromático rosa e looks coloridos.
Os figurinos do filme foram desenhados pela figurinista Jacqueline Durran, vencedora do Oscar em 2013 por Anna Karenina, além de ser indicada a esta categoria outras três vezes. A figurinista trabalhou com Greta em ”Little Woman”, além de trabalhos impressionantes recentemente como ”Batman” e ”Spencer”.
Há referências na caracterização dos protagonistas na boneca nos anos 1990, paparazzi capturaram fotos de Margot e Ryan no set do filme onde ambos em aparecem com roupas semelhantes em estética à Barbie Patinadora, uma edição de a boneca lançada na década de 1990.
FRANQUIA DA BARBIE
A Barbie foi um marco na infância das crianças dos anos 2000, as produções dão vida nas telas ao mundo mágico da personagem que embarca em ousadas aventuras com o toque de mundo ideal.
Sem dúvidas, é uma das sequências de animação mais bem-sucedidas da televisão e do cinema. São mais de 42 animações, a filmografia da Barbie é extensa e já possui mais de 30 anos, se contar com os dois filmes produzidos em 1987 – Barbie, a Estrela do Rock e Barbie e as Sensações: Voltando para a Terra do Rockin.
Embora só em 2001, é que começou o triunfo dessa boneca tão famosa, em Barbie, o Quebra-Nozes. Algumas das obras mais famosas são: Barbie em a princesa e a plebeia (2004), Barbie em as doze princesas bailarinas (2006), Barbie e o castelo de diamante (2008), Barbie: fairytopia (2005) e Barbie: lago dos cisnes (2003).
A franquia da Barbie é baseada na famosa boneca loira, que é protagonista da marca Mattel, contando com outros modelos de bonecas colecionáveis e acessórios relacionadas ao universo da Barbie
A boneca tem sido influente na indústria de brinquedos por mais de sessenta anos, a Mattel já vendeu mais de um bilhão de bonecas Barbie, tornando-a a linha de produtos mais lucrativa da empresa. Além de ter se tornado referência na aparência e estilo de vida.
ESTREIA DO FILME
De acordo com a revista Variety, as filmagens da produção começarão no início de 2022, nos estúdios da Warner Bros em Londres, e tem lançamento planejado para o dia 21 de julho de 2023.
Fotos e vídeos dos bastidores da filmagem viralizaram nas redes sociais, e mais de um ano antes de sua estreia, o filme já é meme no Brasil, a expectativa é que o live-action da Barbie torne-se um dos maiores lançamentos de 2023.