Publicado em 01.03.2023
Artista catarinense Amanda Linhares lança single autoral

Musicista, compositora e cantora catarinense exibe toda a sua pluralidade musical e retrata as facetas da vida através do lirismo e a estética aflorada do soul, jazz modern, indie e música popular brasileira.

O primeiro contato com um instrumento musical aconteceu quando Amanda, aos 6 anos de idade, ganhou seu primeiro teclado. Filha de pais músicos cresceu num ambiente propício ao incentivo das mais variadas artes, de lá para cá, muito estudo e variadas composições fizeram parte da vida desta jovem que pretende alçar voos cada vez mais altos.

Com referências musicais diversas, Amanda gosta da pluralidade dos artistas como Nina Simone, Beth Hart, Gal Costa, Elis Regina, Liniker, Caetano Veloso, Billie Holiday, Gilberto Gil. “Meus gêneros mais consumidos e minhas composições são uma mistura de soul, jazz e mpb e brasilidades”, declara Amanda.

O single autoral intitulado “Diário” conta com participação de grandes músicos, e a gravação do videoclipe foi realizada na cidade do Rio de Janeiro. A música está disponível em todas as plataformas digitais: Spotify, Deezer, Amazon Music, Apple Music e Youtube. E o making of de Diário, dirigido por Vítor Busarello, está disponível no YouTube.

Amanda Linhares Mendonça possui graduação em Música – hab. Educação Musical pela UNESPAR- Faculdade de Artes do Paraná Campus II em Curitiba como pesquisadora e educadora musical, com interesse principal nas áreas de educação musical, didática musical, musicalização e performance.

Tendo como base os métodos que compreendem a audição ativa como no método pedagógico musical de Kodály e o método Montessori, Amanda ganhou por duas vezes o prêmio de festival de Bandas de Joinville, integrou a orquestra de MPB Lúdico Móvel como cantora e pianista na cidade de Curitiba, fez sonoplastia e roteiro para o grupo teatral Sopro de Vida no qual integrou por muitos anos.

Atualmente a artista atende 1300 crianças semanalmente dando aula de música em Joinville. Ela se dedica a inspirar e instigar o interesse e aptidão pela arte e induz as crianças a criarem e verem um mundo repleto de possibilidades e fazeres musicais.

Sempre guiada pela complexidade das emoções humanas e em constante movimento, a composição forma uma combinação de sentimentos e sons que expressam de maneira crua a sua verdade.

A gravação do videoclipe foi realizada na cidade do Rio De Janeiro através da captação do produtor Visual Leonardo Zelinsky. A escolha do local tem ligação total com o sentido da música e em como ela foi idealizada (Mulher sola que caminha em busca de um reconhecimento interno, uma identidade do que é ser e ter. E assim poder recomeçar).

O cenário escolhido para o audiovisual foi a praia de Ipanema, lugar simbólico para a compositora que sempre estudou e apreciou os movimentos da música brasileira. 

Além da musicalidade, foram explorados elementos da própria cidade como sentido da música. Os objetos como piano demonstram a maneira crua como a música foi composta. (Mulher em seu estúdio, vinho, pensamentos e arte pura).

Os figurinos fazem parte de quem é a mulher nesse contexto, livre, leve e fluida. As estampas são autorais e desenhadas à mão, com ligação a capa do single, elaborada por Laura Mendonça sobre a relação com a escrita do diário.

Diário é uma composição escrita no ano de 2016, com piano, voz e registrada em um de seus diários pessoais. A versão lançada conta com a produção de Matheus Stiirmer, contrabaixo de Jorgin Bahls, saxofone por Nicolas Salazar e guitarra por Matheus Stiirmer. 

Post arquivado em Música Brasileira