Publicado em 06.08.2023
Adaptação do ensaio homônimo de Virginia Woolf, Um Teto Todo Seu estreia no dia 24 de agosto na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Considerado um dos textos fundadores da crítica feminista, o ensaio Um Teto Todo Seu, da inglesa Virginia Woolf (1882-1941), serve como ponto de partida para o espetáculo homônimo dirigido por Marcia Abujamra e estrelado por Noemi Marinho e Luciana Carnieli. A adaptação estreia no dia 24 de agosto na Oficina Cultural Oswald de Andrade, onde segue em cartaz até 9 de setembro, com apresentações às quintas e sextas, às 19h30, e aos sábados, às 15h e às 18h.

Escrito em 1928, o ensaio é fruto de duas palestras que a autora foi convidada a dar em duas universidades para mulheres sobre o tema “Mulheres e Ficção”. Seu principal argumento é que a mulher deveria ter recursos materiais e um espaço com tranca na porta para poder se dedicar a escrever ficção, pois essas são condições capazes de afetar os aspectos psicológicos da escritora e o próprio processo criativo.

Em cena, estão duas personagens: a própria Virginia Woolf, interpretada por Luciana Carnieli, e uma artista de teatro dos nossos dias, vivida por Noemi Marinho. Cabe a essa artista mediar o encontro com a palestrante, conversar com ela, atualizar e problematizar algumas das questões apresentadas.

“Em seu ensaio, a autora alia fatos e ficções, realidade e histórias que inventa. Assim é o fictício encontro que propomos entre Virginia Woolf e uma artista de teatro do nosso tempo para que possamos questionar e apresentar um pouco da realidade da mulher hoje”, comenta a diretora Marcia Abujamra sobre o trabalho.

A primeira adaptação da obra foi feita por Veronica Stigger e o dramaturgismo do espetáculo foi desenvolvido em processo colaborativo entre elenco e direção.

Ciclo de palestras e encontros

Diante dos questionamentos levantados por Woolf que mostram a imensa desigualdade – que ainda permanece – entre homens e mulheres na sociedade, tornou-se importante ouvir e discutir com importantes pesquisadoras e ativistas qual a realidade da mulher brasileira hoje. 

Para isso, o grupo promove um ciclo de palestras e encontros no qual serão debatidos temas como a condição político-social da mulher e seus impactos sobre a criação, a participação da mulher na história das artes e na literatura e feminismo e educação. Serão quatro mesas com Margareth Rago, Rosane Borges, Cidinha da Silva, Maria de Lourdes Eleutério, Elizandra Souza, Fábia Mirassos e Sandra Guardini Vasconcelos. Além disso, a diretora e as atrizes do espetáculo participam de uma conversa sobre o processo de criação do trabalho.

Programação das palestras, encontros e debates

1º Encontro – Um Teto Todo Seu, com Sandra Guardini T. Vasconcelos

15 de agosto de 2023 às 19h00

2º.  Encontro – Mesa – Mulheres, Feminismos e Educação no Brasil: Processos históricos, com Margareth Rago e Rosane Borges

22 de agosto de 2023 às 19h00

3º. Encontro – Mesa – Mulheres nas Artes e na Literatura: Processos de criação, com Cidinha da Silva e Maria de Lourdes Eleutério

28 de agosto de 2023 às 19h00

4º. Encontro – Conversa com Elizandra Souza | Mediação: Fabia Mirassos

Tema: Processos de criação, diversidade e a literatura negra periférica

5 de setembro de 2023 às 19h00

5º. Encontro – Conversa com Marcia Abujamra, Noemi Marinho e Luciana Carnieli

Tema: Processo de criação do espetáculo 

9 de setembro de 2023 às 16h30

Ficha Técnica

Um Teto Todo Seu, de Virginia Woolf

Com: Noemi Marinho e Luciana Carnieli

Direção: Marcia Abujamra

Primeira adaptação: Veronica Stigger 

a partir da tradução de Bia Nunes de Sousa

Dramaturgismo: Marcia Abujamra, Noemi Marinho e Luciana Carnieli

Cenário: Marisa Bentivegna

Figurinos: Marichilene Artisevskis

Iluminação: Marisa Bentivegna

Sonoplastia: Aline Meyer

Operação de luz: Claudio Gutierres 

Operação de som: Julia Mauro – Lab Som

Curadoria e organização das palestras: Antonio Duran

Projeto gráfico: Heron Medeiros

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Produção executiva e administração: Maurício Inafre

Fotos: João Caldas

Assist. de fotografia: Andréia Machado

Uma produção da Dispositivo Produções Artísticas

Sinopse:

O espetáculo é uma adaptação do ensaio Um Teto Todo Seu (1928) de Virginia Woolf, um dos textos fundadores da crítica feminista. Fruto de palestras que a autora foi convidada a dar em duas Universidades para mulheres sobre o tema “Mulheres e Ficção”, seu principal argumento é que a mulher deveria ter recursos materiais e privacidade para poder se dedicar a escrever ficção, pois essas são condições capazes de afetar os aspectos psicológicos da escritora e o próprio processo criativo.

Com as atrizes Noemi Marinho e Luciana Carnieli propomos um encontro entre Virginia Woolf e uma artista de teatro de hoje. O espetáculo tem direção de Marcia Abujamra.

Serviço

Um Teto Todo Seu, de Virginia Woolf

Temporada:

24 de agosto a 9 de setembro de 2023, 

Quintas e sextas, às 19h30, e sábados, às 15h e 18h

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Sala 11 – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro

Ingressos: gratuitos, distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo 

Duração: 60 minutos

Classificação: 14 anos 

Capacidade: 30 lugares

Acessibilidade: sala acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Libras nos dias 01 e 08 de setembro. 

Post arquivado em Teatro