Publicado em 22.04.2023
A comédia musical Silvio Santos Vem Aí, traz um recorte da vida do apresentador Silvio Santos

A obra escrita por Marília Toledo e Emílio Boechat é dirigida por Fernanda Chamma e Marilia Toledo e a produção e realização de Paris Cultural.

O ator Roberto Justino interpreta Silvio Santos na fase jovem nas novas apresentações do Musical Silvio Santos Vem Aí, que acontecem no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, nos dias 22 e 23 de abril, em dois horários, às 11h e 14h30.

Aos 19 anos, Justino encena pela primeira vez o Senor Abravanel, nome de batismo de Silvio Santos. “Esse musical tem um lugar especial na minha vida, fiz um teste no final de 2019 e bati na trave, mas nessa temporada do espetáculo recebi o convite da diretora e produtora Marília Toledo para realizar o papel, o maior presente que eu poderia ganhar”, avalia o ator que começou a carreira aos seis anos em turnê pelo Brasil com o musical Peter Pan.

Roberto interpreta o comunicador na adolescência, período em que ele começou a trabalhar como camelô pelas ruas do Rio de Janeiro. “Essa foi uma época muito importante na carreira de Silvio Santos, pois foi quando um agente da rádio Guanabara, impressionado com o potencial de sua voz, o chamou para fazer um teste. Aprovado, Silvio deu início ao que seria a carreira do maior comunicador da TV brasileira de todos os tempos”, avalia Roberto Justino.

Dificuldade

Se interpretar o comunicador que alegra as tardes de domingo de milhões de brasileiros é difícil, imagina interpretá-lo quando ainda não era conhecido do grande público.

Procurei me aprofundar sobre a história do Silvio, li a biografia escrita por Marcia Batista e Anna Medeiros e passo o dia assistindo vídeos e lendo matérias sobre ele. Não tenho nenhum registro do Silvio na fase em que o interpreto, mas presto muita atenção em sua história e seus trejeitos e tento imaginá-lo lá em 1946 para compor o personagem”, declara.

Silvio Santos em dose dupla

Durante o espetáculo, Roberto Justino contracena com o ator Velson D’Souzaque interpreta Silvio Santos na vida adulta. Estar no palco com o Velson é um presente, admiro muito seu trabalho desde que o conheci nas audições e observá-lo em cena é uma aula. Busco encontrar o melhor Silvio em mim para que o Velson possa seguir o espetáculo com o trabalho brilhante”, avalia.

O jovem ator conta ainda que vem aprendendo muito com a carreira de Silvio Santos. “Silvio é o maior comunicador do Brasil, contar sua relevante história por meio de um musical humaniza ainda mais a figura do comunicador que estamos acostumados a ver na TV. Sinto que o espetáculo tem um lugar nostálgico no coração das pessoas, muitos jovens, como eu, não conheciam muitos dos personagens icônicos e apaixonantes que faziam parte desse universo  como Elke Maravilha, Wagner Montes, Pedro de Lara. Em minhas pesquisas, descobri que Silvio era apaixonado pelo cinema e busco misturar esse sentimento com todo o amor que carrego, não só pelo cinema, mas por toda a dramaturgia”, diz.

Rotina extensa 

A rotina de ensaios para o espetáculo é bastante extensa. Para estar preparado, para a comédia musical dirigida por Fernanda Chamma e Marília Toledoo ator Roberto Justino pratica uma série de atividades: faz ballet com Vanessa Costa; jazz com Katia Barros e Mariana Barros; sapateado com Carina Angélica, canto com Amélia Gumes e interpretação com Charles Möeller.

Além disso, Fernanda Chamma é minha mestra nesse universo dos musicais onde a dança, o canto e a interpretação são importantes pilares. Há anos, ela me orienta com muita técnica, me estimulando sempre a aprimorar meus talentos, uma referência para todos os jovens atores brasileiros que atuam em musicais”, afirma o ator.

Apesar da pouca idade, Roberto Justino conta em seu currículo com diversos musicais entre eles: 13 Musical da Broadway (de Jason Robert Brown e Robert Horn); Paxuá e Paramim (Musical de Carlinhos Brown com cenário de Gringo Cárdia, 2022); Uma Noite Na Broadway (Ao lado de Fabi Bang e Thiago Machado); A Christmas Carol (Ao lado de Miguel Falabella). Além da série original brasileira O Coro:Sucesso, Aqui Vou Eu, do Disney+, criada e dirigida por Miguel Falabella e que leva a magia dos musicais para o streaming.

Sinopse

A comédia musical Silvio Santos Vem Aí, traz um recorte da vida do apresentador Silvio Santos, desde sua infância até a consolidação do SBT. A obra escrita por Marília Toledo e Emílio Boechat é dirigida por Fernanda Chamma e Marilia Toledo e a produção e realização de Paris Cultural.

Musical Silvio Santos Vem Aí
22 e 23 de abril (sábado e domingo)
Horários: às 11h e 14h30
Teatro Procópio Ferreira – Rua Augusta, 2823, São Paulo – São Paulo
Ingressos: Entre R$75,00 a R$ 180,00 (inteiras)
https://bileto.sympla.com.br/event/81076/d/185040
Classificação: Livre
Duração: 2 horas e 15 minutos (com 15 minutos de intervalo)
Capacidade: 624 lugares
Acessibilidade: O teatro é acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Post arquivado em Teatro