Publicado em 16.09.2022
3 filmes de Meryl Streep que provocam uma reflexão sobre saúde mental

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O objetivo da campanha é a prevenção ao suicídio e levar a reflexão sobre a importância de olhar para nossa saúde mental.

A arte nas suas diversas formas surge com o poder de provocar diversas reflexões, inclusive em assuntos delicados como esse. Que Meryl Streep é uma artista fora de série que deu vida a personagens icônicos nós já sabemos, mas trouxemos aqui um olhar voltado para como essas obras nos mostram a importância de cuidar da nossa saúde mental. Agora vamos descobrir o que suas personagens podem nos ensinar sobre autocuidado.

O Diabo Veste Prada (2006)

O filme é um clássico e provavelmente você já deve ter visto pelo menos algum meme dele por aí. Meryl Streep vive a executiva Miranda Priestly, que torna a vida da jovem Andrea Sachs (Anne Hathaway) muito complicada no trabalho. Por trás da armadura de executiva inalcançável existe uma mulher cheia de conflitos internos que mergulha de cabeça no trabalho, mas deixa muitas coisas de lado, assim como sua nova assistente.

O longa nos convida a refletir sobre a importância de estabelecer um equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal. Disponível em Star+.

Julie & Julia (2009)

A vida de duas mulheres de épocas completamente diferentes se cruza de uma forma divertida e inesperada. Em 1948, Julia Child (Meryl Streep), uma americana à frente do seu tempo, se muda para Paris devido ao trabalho de ser marido. Para ocupar o seu tempo, ela se interessa por culinária e acaba apresentando um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está perto de completar 30 anos e não está feliz com a vida que está levando. No processo de se encontrar, ela resolve cozinhas as 524 receitas do livro de Julia Child por um ano, durante esse tempo Julie documenta a sua jornada e conta suas experiências em um blog.

A história dessas duas mulheres nos ajuda a enxergar que o poder de mudar o que sentimos com relação as nossas vidas está em nossas mãos. Ambas passaram por mudanças drásticas na vida e decidiram dar um rumo diferente para seus problemas. Disponível em Paramount+.

Um Divã para dois (2012)

Após 30 anos de casados o relacionamento entre Kay (Meryl Streep) e Arnold Soames (Tommy Lee Jones) caiu na rotina e há tempos não tem nenhum tipo de romantismo. Querendo mudar a situação, Kay agenda para ambos um fim de semana de aconselhamento com o Dr. Feld (Steve Carell), que passa a lhes dar conselhos sobre como reavivar a chama da paixão.

O olhar de fora pode ajudar e por isso mesmo que esteja passando por problemas que não ache que tem solução, procure ajuda. Talvez você só precise falar com alguém. Filme disponível no Prime Vídeo.

Por Gabriella Hott

Post arquivado em Filmes, Notícias