Os filmes de super-heróis estão repletos de inúmeros easter eggs para os fãs encontrarem, examinarem, procurarem e se deliciarem.
E nenhum filme de super-herói pode ter mais detalhes ocultos do que “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, a sequência de “Into the Spider-Verse” de 2018.
Este filme segue Shameik Moore como Mile Morales, que agora aprendeu a se tornar um Homem-Aranha de sucesso em seu próprio universo. Mas após o surgimento de um novo vilão, Spot de Jason Schwartzman, Miles é lançado no multiverso onde ele encontra a Sociedade-Aranha, um grupo de Pessoas-Aranha de diferentes realidades lideradas pelo Homem-Aranha 2099 de Oscar Isaac.
As cenas ambientadas na sede da Spider-Society (Nueva York on Earth 2099) são suficientes para entregar 500 easter eggs e detalhes ocultos, se não mais. Existem tantas iterações diferentes de Spider-People, incluindo Spider-Monkey, Spider-Wolf, Spider-Cat, Spider-Rex, Peter Parkedcar, Ultimate Tarantula e muitos mais. Muitos, para ser honesto, para contar. Portanto, enquanto continuamos vasculhando o filme em busca de mais detalhes ocultos para trazer a você – por enquanto, aqui estão 10 easter eggs legais que você deve conhecer.
Doutor Estranho, Homem-Aranha de Tom Holland e o MCU
O MCU está intensificando suas relações com o multiverso como “Homem-Aranha: No Way Home”, “Loki”, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” e “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, todos lidando com o multiverso. “No Way Home” foi o que começou, no entanto, quando um feitiço do Doutor Estranho deu errado, fez com que o multiverso se abrisse e se desencadeasse no universo do MCU. Isso levou a uma catástrofe que mais tarde foi explorada em “Multiverse of Madness”. No entanto, os eventos desse filme, que incluíam Andrew Garfield e Tobey Maguire aparecendo como seus Homem-Aranha para ajudar Holland, foram referenciados pelo Homem-Aranha 2099 (também conhecido como Miguel O’Hara). No início de “Across the Spider-Verse”, Miguel aparece para ajudar Gwen Stacy/Mulher-Aranha de Hailee Steinfeld a vencer o Abutre da Renascença, que veio de outro universo. Enquanto limpa a bagunça, Miguel menciona que tenta manter vários universos intactos, mas fica claramente frustrado com aqueles que causam problemas multiversais. Ele diz a frase: “Nem me fale sobre o Doutor Estranho e o pequeno nerd na Terra Terra-199999.” Isso significa que nosso universo MCU está conectado ao Spider-Verse, então pode haver mais crossovers em uma data posterior.
Quarto de Ganke Lee e Miles Morales
Na escola, Miles mora com Ganke Lee (dublado pelo diretor de “Elemental” Peter Sohn – easter eggs em si), que é uma das poucas pessoas que sabe que Miles é o Homem-Aranha. No início do filme, Ganke pode ser visto relaxando e jogando videogame em seu quarto. Mas o videogame que ele está jogando é notável – ele joga o jogo “Homem-Aranha” da Insomniac Games, que foi lançado em 2018 e tem uma sequência saindo este ano. Além disso, há também um pôster do jogador de futebol sul-coreano Son Heung-Min, que joga no Tottenham Hotspur, clube da Premier League, na parede do quarto. Miles é torcedor dos Spurs? Ou o pôster simplesmente pertence a Ganke?
“O poder do multiverso na palma da minha mão”
O principal vilão neste filme é Spot, que tem o poder de conjurar portais e viajar entre dimensões e universos, tornando-o um ser bastante poderoso. A princípio, Spot não sabe como usar esse poder e é desajeitado em usá-lo. Mas à medida que o filme se desenvolve, ele fica mais seguro em usá-lo à medida que percebe seu potencial. Ele então diz a frase “o poder do multiverso na palma das minhas mãos”. Isso é uma piada literal (o corpo de Spot está cheio de portais, incluindo um literalmente na palma da mão) e uma referência clara a outro vilão Spidey. Em “Homem-Aranha 2” de 2004, o Doutor Octopus de Alfred Molina realizou um experimento científico no qual tentou aproveitar o poder de fusão. Lá, ele disse: “O poder do sol na palma da minha mão”.
Sra. Chen
Conforme Spot viaja pelo multiverso, ele aparece em vários universos, incluindo um universo LEGO. Ele também aparece em um universo de ação ao vivo quando aparece em uma loja administrada pela Sra. Chen de Peggy Lu. Esta é a mesma Sra. Chen que aparece em “Venom” e “Venom: Let There Be Carnage”, onde ela interage com Eddie Brock/Venom de Tom Hardy. Ela é até, brevemente, uma anfitriã do simbionte Venom no último filme. Ela não parece muito preocupada quando Spot aparece do nada, mas ela deve estar acostumada com super-seres causando estragos em sua loja agora.
J.K. Simmons como J. Jonah Jameson
A Sra. Chen não é a única personagem de ação ao vivo a entrar neste filme de animação. J.K. Simmons interpretou anteriormente o editor-chefe do The Daily Bugle, J. Jonah Jameson, na trilogia “Homem-Aranha” de Sam Raimi, antes de aparecer na cena dos créditos finais de “Homem-Aranha: Longe de Casa” do MCU e depois apresentado com mais destaque em “No Way Home”. Simmons reprisou seu papel aqui em “Across the Spider-Verse”, embora tenha fornecido apenas a voz. O visual animado de seu personagem é muito parecido com o visto nos filmes do MCU em oposição
Donald Glover como Prowler
Este é provavelmente o mais emocionante desta lista. A aparição de Donald Glover neste filme fez os fãs gritarem de emoção. Glover apareceu anteriormente em um pequeno papel como Aaron Davis em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” do MCU, onde ele era um pequeno criminoso que ajudou o Homem-Aranha da Holanda. Não vimos Glover no MCU desde então, mas Aaron Davis é o nome verdadeiro do vilão dos quadrinhos do Homem-Aranha, o Prowler, e ele também é tio de Miles Morales. Isso implica que Miles já existe no MCU, enquanto o Prowler era o vilão principal no primeiro filme “Spider-Verse” (dublado por Mahershala Ali). Quando Miles explora a sede da Sociedade-Aranha em “Across the Spider-Verse”, ele encontra vilões capturados de outros universos. Um deles é um Glover preso e live-action, que aparece com a roupa completa do Prowler. Ele até tem algum diálogo com Miles. Este é um grande momento para todos os filmes do “Homem-Aranha” e provoca que poderíamos ver mais de Glover como o Prowler no futuro.
Homem-Aranha Insone
Há muitos Spider-People vistos na sede da Spider-Society para tentar marcar em sua lista de verificação, mas um dos mais legais foi o Homem-Aranha da Insomniac Games, o visto no videogame mencionado acima. Ele até usa exatamente o mesmo traje, com a crista da aranha branca, e é dublado pelo ator do videogame Yuri Lowenthal. Isso é ainda mais notável porque o jogo da sequência, lançado este ano, contará com Miles Morales. O jogo pode incluir o Spider-Verse de alguma forma?
Homem-Aranha Espetacular e Homem-Aranha Clássico
Outro par de participações especiais do Homem-Aranha que vale a pena destacar é o Espetacular Homem-Aranha, que é o popular Homem-Aranha animado do desenho animado de 2008 “O Espetacular Homem-Aranha”. O personagem aparece aqui e ainda é dublado por Josh Keaton, que dublou o personagem na série animada. Em outro lugar, Classic Spider-Man, da animação de 1967, faz outra aparição aqui depois de aparecer na cena dos créditos finais de “Into the Spider-Verse”. Ele é dublado por Jorma Taccone, que também dubla Adriano Toomes, também conhecido como Abutre da Renascença.
“Olá Peter”
Outro item Doc Ock. Depois que Miles percebe que seu pai está destinado a morrer em um “evento canônico” que a Sociedade-Aranha diz que deve acontecer, ele foge do quartel-general e tenta escapar para salvar seu pai enquanto ele é perseguido por vários Povo-Aranha. Na cena de perseguição, ele corre por um centro de treinamento onde o Homem-Aranha se exercita e pratica a luta contra vilões. Um dos vilões vistos aqui é um recorte de papelão de Doc Ock, que é animado para se parecer com a iteração de Molina do personagem. Enquanto Miles corre para o recorte, ele diz a frase “Hello Peter”, que foi tirada de “No Way Home” quando Doc Ock conhece o Spidey da Holanda.
“Os Garotos” e o Povo-Aranha
Há muitas participações especiais de voz neste filme, mas aqui estão algumas que valem a pena destacar. A estrela de “The Boys” Jack Quaid dubla o Peter Parker do universo de Gwen/Mulher-Aranha. Ele é visto no início do filme quando injeta soro em si mesmo na tentativa de ser “especial”, mas se torna o supervilão, o Lagarto. Peter então morre nos braços da Mulher-Aranha. Enquanto isso, Andy Samberg dá voz a Ben Reilly/Aranha Escarlate, que é um clone de Peter Parker de outro universo. No filme, ele é um personagem cômico obcecado pela “pose perfeita” e recebe a missão de Miguel de caçar Miles.
BÔNUS: Miles’ Destiny
Este é tecnicamente um detalhe visto no primeiro filme “Into the Spider-Verse”, mas é tão legal que vale a pena incluir aqui. Logo no final de “Across the Spider-Verse”, é revelado que Miles é a anomalia original, pois a aranha que o picou era de outro universo. Miles não deveria ter sido mordido em primeiro lugar e o universo de onde a aranha veio não tem um Homem-Aranha como resultado. Então, Miles é transportado para o referido universo, onde encontra uma versão de si mesmo (dublada por Jharrel Jerome) que se tornou o vilão Prowler.
Agora, de volta ao “Into the Spider-Verse”. Quando Miles obtém seus poderes pela primeira vez, as cores ao redor de sua cabeça que sinalizam que seu sentido de aranha foi acionado são roxo e verde. No entanto, uma vez que ele foi treinado por Peter B. Parker de Jake Johnson, essas cores se transformam em vermelho e azul. Vermelho e azul são as cores do Homem-Aranha, claro, mas roxo e verde? São as cores do Prowler.
Isso pode sugerir que Miles estava destinado a se tornar o Prowler, como fez no universo visto no final de “Across the Spider-Verse”, mas ser mordido mudou seu destino e ele se tornou o Homem-Aranha. É um pequeno detalhe insano que mostra a visão geral dos criadores por trás dos filmes “Spider-Verse”. Coisas verdadeiramente impressionantes.
Ainda há tantos, tantos easter eggs por aí para vasculhar. Vale a pena ver o filme várias vezes na tentativa de pegar todos eles, e é exatamente isso que faremos. Por enquanto, no entanto, esperamos que esses 10 detalhes tenham lhe dado apenas um pouco de inspiração.
Tradução de Goldderby.com